X

Diário da Região

30/01/2018 - 23h06min / Atualizado 31/01/2018 - 09h47min

ENSINO SUPERIOR

Prouni oferece 1.298 bolsas para Rio Preto e região

Programa Universidade para Todos (Prouni) abre na próxima semana inscrições para 1.298 bolsas de estudos integrais ou com 50% de desconto em faculdades de Rio Preto e região

Guilherme Baffi 30/1/2017 Isabel Taparo (blusa preta), 17 anos, e Thafines Mayara, 18, que vão tentar vaga no Prouni em serviço social e biomedicina, respectivamente
Isabel Taparo (blusa preta), 17 anos, e Thafines Mayara, 18, que vão tentar vaga no Prouni em serviço social e biomedicina, respectivamente

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e sonha com uma vaga no ensino superior tem 1.298 oportunidades em Rio Preto e região. Esse é o número de bolsas integrais e parciais (com 50% de desconto) para cursos presenciais e a distância oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal.

Os cursos são nas áreas de Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas e conferem diplomas nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Há vagas inclusive para medicina, com 23 bolsas integrais e parciais em Catanduva e Fernandópolis.

Os cursos com maior oferta de oportunidades são educação física, pedagogia, administração e direito. Juntos, somam 606 bolsas - 46,9% do total.

A protética Anne Caroline de Moraes, de 22 anos, pretende realizar o sonho de infância e ingressar na faculdade de odontologia. Pelo terceiro ano, vai tentar uma vaga - em períodos anteriores, não teve como arcar com os custos de uma faculdade particular e a pontuação não foi suficiente para entrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para instituições públicas. Agora, almeja uma bolsa integral. "Procuro me manter calma e não criar muitas expectativas, já que a concorrência é grande. Mas estou confiante", afirma. "Espero que consiga realizar esse sonho antigo, que seja uma boa profissional e possa ajudar muitas pessoas."

Thafines Mayara Alves, de 18 anos, vai tentar entrar em biomedicina. "Eu fiz o Enem, na redação tirei minha maior nota, que foi 720 pontos", afirma. Ela pleiteou uma vaga no Sisu, mas a pontuação não foi suficiente. Conta que os professores do cursinho gratuito Carolina Maria de Jesus e da escola estadual Waldemiro Naffah sempre a ajudaram e apoiaram. Agora, Thafines espera ter um bom desempenho no ensino superior. "A gente tem que estudar bastante sempre, tem que dar o melhor de si."

Isabel Cristina Taparo, de 17 anos, também busca uma chance pela primeira vez. "Quero serviço social. Para me preparar para o Enem foquei na minha área, que é exatas e humanas. Tinha dificuldade em história", conta.

Critérios e inscrições

Diferentemente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o aluno não precisa pagar nada depois que concluir a graduação pelo Prouni. Somente precisam custear parte do ensino os candidatos que obtiverem bolsas de 50%. (Saiba mais ao lado)

Podem concorrer às vagas do Prouni os alunos que fizeram o Enem em 2017, obtiveram nota maior que 450 pontos na média e não zeraram a redação.

Para efetuar a inscrição, o candidato precisa acessar o site https://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo vai da próxima terça-feira, 6, até a sexta-feira, 9. É preciso informar o número do Enem e a senha mais recente cadastrada no exame. Caso o aluno tenha esquecido, o sistema oferece a possibilidade de recuperar esses dados.

As bolsas são destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou particular, desde que tenham sido bolsistas integrais; professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica. Os docentes não precisam comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Prouni primeiro semestre

  • 1.012 bolsas integrais em cursos presenciais e a distância
  • 286 bolsas parciais em cursos presenciais e a distância
  • Total de 1.298 bolsas na região em cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos

Rio Preto

  • 359 bolsas integrais para cursos presenciais em Rio Preto
  • 19 bolsas parciais para cursos presenciais em Rio Preto
  • 130 bolsas integrais para cursos a distância em Rio Preto
  • 96 bolsas parciais para cursos a distância em Rio Preto

Na região

  • Catanduva - 228 integrais
  • Votuporanga - 26 integrais
  • Santa Fé do Sul - 5 integrais
  • Fernandópolis - 164 integrais e 90 parciais
  • Olímpia - 81 integrais e 48 parciais
  • Ilha Solteira - 19 integrais e 31 parciais
  • Novo Horizonte - 2 parciais

Onde há bolsas para medicina?

  • Em Catanduva e Fernandópolis há bolsas integrais para Medicina.

Para quais cursos há mais bolsas?

  • Educação Física, Pedagogia, Direito e Administração.

Cronograma

  • Inscrições - De 6 a 9 de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada - 14 de fevereiro

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 é preciso que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e obtido nota de pelo menos 450 pontos na média. O aluno não pode ter zerado na redação.

 

Número de bolsas cresce

Entre 2017 e 2018, o número de bolsas integrais e parciais oferecidas em Rio Preto e região cresceu 46,8%, como mostrou levantamento do Diário. No ano passado, eram 880 bolsas. Neste ano, são 1.298.

A primeira chamada do Programa Universidade para Todos será divulgada em 14 de fevereiro. Quem não for convocado nesta lista terá nova chance no dia 2 de março, quando o Ministério da Educação divulgará a segunda chamada.

Quem não for convocado em nenhuma dessas listas poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, que será utilizada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas que eventualmente não forem ocupadas.

Caso o bolsista selecionado para ter desconto de 50% na mensalidade não possa arcar com esse custo, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante. Não é necessário apresentar fiador para contratar o benefício. É preciso que a faculdade e o curso com o qual o candidato foi contemplado com a bolsa tenham ofertas de vaga para financiamento. (MG)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso