Diário da Região

12/01/2018 - 21h57min / Atualizado 12/01/2018 - 21h57min

ACOLHIMENTO

Casa 'nova' para atender 400 menores

Serviço Social São Judas passa por reforma e ampliação da estrutura

Mara Sousa 12/1/2018 Recuperação do forro e da pintura da capela está sendo feita
pelo ex-aluno Marcos
Mateus Gonçalves
Recuperação do forro e da pintura da capela está sendo feita pelo ex-aluno Marcos Mateus Gonçalves

Mais confortável, adequada e acolhedora. É assim que deve ficar a casa das 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço Social São Judas Tadeu, que está passando por reforma e ampliação. As dependências da entidade idealizada pelo padre Angelo Del'oro há cinco décadas estão ganhando cara nova e com recursos próprios, provenientes de doações e ações realizadas para arrecadar fundos. O refeitório está sendo ampliado, as salas vão ganhar mobiliário novo e a capela é pintada por um ex-aluno.

As melhorias para atender ainda melhor as crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, devem ser concluídas no final deste mês. Todo o material para a reforma é fruto de doação. Com as adaptações, a ideia é criar estrutura para ampliar o atendimento e oferecer cursos profissionalizantes para público de 15 a 30 anos.

"Estamos estudando a possibilidade de buscar novas parcerias com o terceiro setor e empresários. Os cursos seriam para atender demanda do mercado. Temos pensado nos cursos de instalação elétrica, em parceria com o Senai, assistente administrativo, com o Senac, computação, secretariado. Esse é o caminho que gostaríamos de caminhar," diz o padre Luiz Caputo.

A reforma ocorre acompanhando as férias escolares, quando a frequência é menor. Nesse contexto, os próprios funcionários da instituição colocam a mão na massa para fazer a obra.

A principal melhoria é a ampliação no refeitório. O espaço contava com um anexo até então usado como almoxarifado. Com a mudança desse departamento para outro lugar foi possível adequar o espaço, ampliando o local onde os jovens fazem as refeições. "Possibilitará a acolhida a grupos maiores de educandos por horário. Sempre priorizei a boa acolhida e o bom atendimento para proporcionar o que muitas vezes eles não têm em casa. Esse espaço proporcionará mais conforto e tranquilidade no momento das refeições", afirma o padre. A reforma facilitará o acesso e o trânsito pelo local, que diariamente serve aproximadamente 500 refeições para os educandos e funcionários.

No espaço educacional, onde atuarão a psicóloga, assistente social e a secretaria, foram feitas adequações para otimizar o atendimento aos pais, diminuindo o tempo de espera por informações e/ou encaminhamentos. Para atender os casos particulares, foram criadas duas salas de atendimento individualizado.

Capela

No "coração" do São Judas, a capela é um espaço aberto aos funcionários, educandos e visitantes. O seu uso é livre e facultativo já que a instituição presta atendimento ecumênico. A reforma está sendo feita com a recuperação do forro e pintura, capitaneada pelo ex-aluno da entidade Marcos Mateus Gonçalves. Ele conta que frequentou a casa entre os anos de 1978 e 1979. "Aprendi muitas coisas aqui. Levo as lições para a minha vida", disse.

 

Feirão de móveis novos

Móveis de qualidade e com preço diferenciado do mercado podem ser encontrados neste sábado, dia 13, no Feirão de Móveis Novos, realizado na sede do São Judas. A ação é fruto da doação de uma industria de móveis da cidade. O objetivo é arrecadar fundos para o funcionamento da instituição.

Serão vendidos cerca de 100 móveis novos, nas caixas, a preços especiais. São racks, painéis de TV, mesas de centro e canto, além de camas (1,40 metro e 1,60 metro). Os preços serão "especiais", garantindo a economia para os compradores. "A ideia é valorizar o doador e beneficiar o comprador com um preço diferenciado, sem o objetivo de fazer concorrência com o mercado. Todos só têm a ganhar, principalmente os jovens atendidos aqui", disse o padre Luiz Caputo.

O feirão tem início a partir das 8 horas e estará aberto enquanto houver pessoas interessadas em adquirir algum produto. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito e débito. Os móveis serão entregues na hora. Transporte e montagem ficam por conta do comprador. (TP)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso