X
X

Diário da Região

19/01/2018 - 23h14min / Atualizado 19/01/2018 - 23h14min

Diarinho

O menino que ama desenhar

Fã de Harry Potter e de gibis, garoto de 10 anos terá ilustrações publicadas em um livro

Guilherme Baffi 18/1/2017 Ricardo Manzano Ruy,
10 anos, com alguns de
seus desenhos e livros
Ricardo Manzano Ruy, 10 anos, com alguns de seus desenhos e livros

O talento para a arte não é para qualquer um. Mas quando ele existe, desde cedo já se manifesta. Há os que preferem dançar, cantar, tocar instrumentos musicais ou até interpretar personagens. No caso de Ricardo Manzano Ruy, de 10 anos, a aptidão é pelo desenho.

O garoto começou a desenhar aos 6 anos de idade e em sua galeria de trabalhos está personagens de Monteiro Lobato e da Turma da Mônica Jovem. Ele não só gosta de desenhar como também acompanha a publicação dos gibis na internet. No total, só de gibis, Ricardinho, como é chamado por amigos e familiares, tem 72 exemplares e um kit com 96 canetas.

"Eu acho que o desenho é uma forma de expressar a nossa criatividade. Desenhar não é nada mais que usar a uma imaginação. Eu gosto mais de desenhar personagens do sexo feminino, acho mais fácil de fazer. A guerreira e heroína Spectra é minha criação, Alguns dos trabalhos gosto de mostrar, outros ficam só para mim", disse Ricardo.

Como reconhecimento dos seus trabalhos, o garoto terá seus desenhos publicados no livro do escritor de Rio Preto e amigo da família, Deodato Neto. Serão 10 personagens estampados no exemplar. "Minha intenção é incentivá-lo, pois ele é responsável e tem muito talento", afirma o escritor.

Ricardinho destaca que demora, em média, cinco minutos para cada trabalho. "Isso vai variar pelo tamanho da arte, minha inspiração do dia, pintura e detalhes das roupas, como botões e adereços".

Além da paixão pelo desenho, Ricardo também adora ler. Os livros que gosta de ler são os de ficção e fantasia, como Thor e Harry Potter. "Uma vez, eu e o pai dele (Fernando) estávamos desesperados o procurando e ele estava sentado numa livraria lendo um livro", disse a farmacêutica Vanessa.

Além da Spectra, cita outros personagens criados por ele, como os super heróis Rajada, Energia Escura e a super vilã, Pixel.

Ricardo tem projetos para o futuro, como o de estudar nos Estados Unidos e criar personagens para a Marvel, empresa reconhecida mundialmente por desenhos em quadrinhos.

(Colaborou Nando Silva)

 

Vamos dar risada

Aula de boas maneiras

Numa aula de Boas Maneiras, a professora argumentava com seus alunos e pergunta:

"Joãozinho, suponha que somos convidados para almoçar na casa de um amigo. Acabado o almoço, o que devemos dizer?"

Diz o menino: "Cadê a sobremesa?"

Resposta original

Durante uma aula de ciências, a professora fala sobre eclipses e pergunta:

"Joãozinho, diga para a classe o que é que acontece quando há eclipse do sol?"

Responde o menino:

"Ora, Todo mundo sai à rua para ver!"

 

Agendinha

Interação

Até o dia 28 de janeiro o Sesc Rio Preto mantém o espaço Arteiros, que permite a interação de pais e filhos com ambientação favorável à troca. Sábados e domingos, das 10h às 18h. A atividade é gratuita, mas há limite de 15 vagas.

Cinemas

Está em cartaz nos cinemas de Rio Preto a animação O Touro Ferdinando, que tem classificação livre. O filme conta a vida de um touro, que mesmo grande e forte, tem temperamento calmo e tranquilo. Mas é escolhido para participar de touradas e vive inúmeras aventuras.

Férias animadas

O Plaza Avenida Shopping apresenta de 13 a 28 de janeiro atividades especiais e gratuitas para a criançada, como pebolim, cama elástica e tobogã, no projeto Férias Animadas. No sábado, as ações são de 13h às 22h. No domingo, das 14h às 20h, sempre na praça de eventos do piso 1 do shopping.

 

Minha dica é...

Arquivo Pessoal Manuela Mantovani, 4 anos
Manuela Mantovani, 4 anos

Olívio e Pingo

Minha dica é a leitura do livro Olívio e Pingo. O menino muda pra cidade grande e não tem amigos, então se sente muito só. Aí ele encontra um cachorro e faz amizade com ele. No final, ela também fica amigo da dona do cãozinho. O livro fala sobre a importância de fazer e ter amigos e como eles são importantes na vida da gente.

Manuela Mantovani Chimarelli, 4 anos

Leitura Bacana

Cospe-fogo, o Dragão

  • Autor: Luciene Regina Paulino Tognetta
  • Editora: Adonis
  • Ilustrações: Paulo R. Masserani

O livro conta a história de Cospe-Fogo, um dragão "esquentadinho" que não sabe controlar o próprio fogo. Será que ele conseguirá se controlar, para não queimar mais nada? É bem legal acompanhar as descobertas de Cospe-Fogo, e ajudar aos pequenos leitores a aprender a controlar a raiva em momentos difíceis. A história é bem pequena, com vocabulário de fácil compreensão.

 

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso