Diário da Região

01/01/2018 - 16h51min

OBJETIVO

Núcleo do Mulheres do Brasil será lançado em março

A iniciativa é composta por mulheres de vários segmentos da economia de todo o Brasil

Divulgação Mandinha Oliveira, fundadora do Instituto As Valquírias, está à frente da criação de projeto na cidade
Mandinha Oliveira, fundadora do Instituto As Valquírias, está à frente da criação de projeto na cidade

A partir de março deste ano, Rio Preto ganhará um núcleo do Mulheres do Brasil, projeto liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, CEO da rede Magazine Luiza, e Sonia Hess, presidente da marca Dudalina. A iniciativa é composta por mulheres de vários segmentos da economia de todo o Brasil, que se reúnem todo mês para discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Criado em outubro de 2013, o movimento quer, além de discutir temas ligados ao Brasil, transformar as mulheres em protagonistas na construção de um país melhor. O projeto tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando em um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa, que é o Brasil, e envolve mais de 4 mil mulheres.

O Mulheres do Brasil tem comitês implantados que tratam de temas como combate à violência contra a mulher, igualdade social da mulher negra, inserção de refugiados, empreendedorismo, educação, saúde, comunicação, entre outros. O empreendedorismo, por exemplo, foca nas pequenas e médias empresas, já o políticas (PPP) foca no exercício pleno da cidadania da mulher e na sua inserção nos espaços de poder.

Foi por meio do comitê expansão, que viabiliza a expansão do Mulheres do Brasil dentro e fora do país, que Rio Preto ganhará um núcleo. Amanda Oliveira, a Mandinha, que é fundadora do Instituto As Valquírias, vai responsável pelo núcleo em Rio Preto. Ela será nomeada líder do movimento na cidade e terá Daniela Luiz, diretora da Didáctica, como colíder.

Mandinha conta que conheceu o Mulheres do Brasil por meio de uma palestra ministrada por Tatiana Brammer, diretora de marketing da Kellogg, promovida pela Lide Futuro. "No final da palestra, conversei com ela sobre a iniciativa e ela me explicou que novas integrantes entram no movimento por meio de indicação e durante a realização do evento Portas Abertas, que apresenta o projeto. Eu fui até São Paulo, conheci a iniciativa e Luiza Helena Trajano, e conseguimos trazer para Rio Preto."

A empreendedora social conta que reuniões já estão sendo realizadas em Rio Preto para traçar um perfil de atuação. Combate à violência contra a mulher, educação e empreendedorismo são alguns dos comitês que serão implantados na fase inicial. O meninas do brasil, que foca em jovens que conectam realidades, vai ser composto pelas integrantes de As Valquírias.

Para o lançamento do núcleo em Rio Preto, em março, é prevista a vinda das duas empresárias que lideram o Mulheres do Brasil. A data de inauguração ainda não foi definida. No entanto, uma palestra para apresentar a iniciativa para 930 mulheres já está programada. Na sequência, já serão agendadas as reuniões mensais.

O projeto deixa claro que não apoia candidatos e políticos, não usa o grupo para benefício próprio mas para o bem comum, não são contra os homens, mas a favor das mulheres, temos uma agenda propositiva, com plano de ação, pensa no Brasil como um todo, mas tem ações locais, e não reinventam a roda, mas engajam-se em projetos preexistentes. "Foi amor a primeira vista pelo projeto, que traz mulheres fortes e batalhadoras", afirma Mandinha, que tem 28 anos e faz um trabalho social há 10 anos em Rio Preto.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso