Diário da Região

31/12/2017 - 00h00min

Publi Diário

2018 traz mudanças para os médicos

Sindicato da categoria vai eleger novos gestores; atual diretoria faz balanço positivo das realizações conquistadas durante sua administração

Guilherme Baffi 20/12/2017 O médico Hubert Richard Eloy Pontes (Beleloy), atual presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Preto: as bandeiras da categoria continuam de pé e as negociações recomeçam em janeiro de 2018
O médico Hubert Richard Eloy Pontes (Beleloy), atual presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Preto: as bandeiras da categoria continuam de pé e as negociações recomeçam em janeiro de 2018

Adiretoria do Sindicato dos Médicos de Rio Preto se prepara para passar a administração da entidade a novos gestores e faz um balanço positivo das realizações conquistadas enquanto esteve à frente da mesma. Para o presidente, o médico Hubert Eloy Richard Pontes (Beleloy), no entanto, as principais bandeiras de luta continuam hasteadas.

O Sindicato representa cerca de 4 mil profissionais que atuam em sua base territorial formada por 11 municípios: Bady Bassitt, Guapiaçu, Icém, Ipiguá, José Bonifácio, Mirassol, Neves Paulista, Nova Granada, Onda Verde, Palestina e Rio Preto. Em fevereiro de 2018, a atual diretoria encerra o mandato de três anos à frente da entidade. Os interessados em formar chapas para ocupar a direção da entidade têm até 15 de janeiro para registrá-las, preenchendo todos os cargos necessários.

Em 2018, na verdade, Beleloy encerrará uma grande história à frente da entidade, iniciada em 1999. Foram várias reeleições até chegar ao atual mandato. Durante este período, a entidade conseguiu ampliar o número de filiados e encaminhar as demandas da categoria. Mas agora ele afirma querer descansar e deixar que outros possam levar adiante as bandeiras da categoria. Até admite continuar eventualmente na entidade, mas ocupando apenas uma diretoria setorial. "Acreditamos que isso (a troca de presidência) será muito bom", afirma. "Quem sabe isso atraia colegas que não têm se aproximado do sindicato?", complementa.

A atual diretoria entregará a entidade à próxima presidência com a sede reformada e em excelentes condições, toda informatizada e em pleno funcionamento. Na prestação de serviços, destaque para o Departamento Jurídico, capaz de dar suporte às demandas de seus filiados e da categoria. Administrativamente, a nova direção receberá uma entidade com gastos enxutos e com caixa positivo. Isso aconteceu, disse Beleloy, graças a um planejamento das contas e controle nos gastos para manter o orçamento.

Dentre os principais momentos vividos pela entidade nestes últimos anos está a greve dos médicos, que eclodiu em 13 de julho de 2015, paralisando a categoria em 92% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ambulatório de Especialidades (ARE), reivindicando a criação de um plano de cargos e carreiras, melhores condições de trabalho para os médicos no município e maior segurança nos postos de saúde.

A mobilização chegou ao Tribunal de Justiça (TJ), eu determinou que as partes negociassem um acordo e concedeu 30 dias para a Prefeitura elaborar um plano de cargos e carreiras. Após várias intercorrências, no entanto, pouco se avançou nas propostas. A principal reivindicação, a criação daquele plano, nunca foi concretizada, apesar as promessas da então administração de apresentá-lo alguns mês depois.

Com a troca de comando na Prefeitura, assumindo o prefeito Edinho Araujo, o sindicato voltou aos temas e pretende, ainda em janeiro, voltar a reunir-se com a administração para negociar estas bandeiras. "Sabemos das dificuldades que há em fazer alguma coisa no primeiro ano de governo", afirma Beleloy. "Demos uma pausa e colocamos que as coisas seriam cobradas a partir de 2018. Vamos em janeiro iniciar uma conversação, que depois a nova diretoria poderá dar sequência."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso