Diário da Região

29/12/2017 - 21h17min

Painel de Ideias

Caminho no deserto, sorte a nossa

Ainda é possível abandonar os defeitos teimosos num canto qualquer deste 2017. E o que não foi bom, deixar exatamente aqui, neste ano que está quase no passado. Quero, pra você e pra mim, a fé de que Deus vai abrir um caminho novo

Divulgação Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br
Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br

Não sei se acontece só comigo, mas tem dias que nem eu me aguento. Não suporto minhas próprias chatices. Emperrada demais. Invocada nas mesmas questões tolas, reincidente em erros tantos que só trazem sofrimento. Fico pensando se Deus também não se cansa de mim. Mas, não. Tem um verso na Bíblia que diz que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; se renovam a cada manhã." Sorte a nossa que temos o amor e a graça de Deus, novinhos em folha todos os dias. E não só isso. Podemos também contar com a sua criatividade e o seu poder inspirador para muitas outras coisas.

Basta olhar para uma multidão. Não existe um sequer igual o outro. Deus faz cada pessoa única, com características plenamente suas, a partir de suas digitais. Também nenhum dia é igual o outro. E a beleza com que Ele começa ou recomeça tudo, do nada ou quase nada? A natureza está cheia de exemplos. Uma nuvenzinha - um humilde começo de chuva - resulta num aguaceiro. Uma semente - um pequeno começo - vira uma árvore imensa. Um óvulo - outro microscópico começo - se transforma numa vida. Deus nos encanta com sua genialidade, oportunidades reais de ser e fazer melhor em chances de começos sensacionais, incríveis! E tem ano novo chegando. Calendário zerado, tudo a ser vivido, desafio gigante.

O que não dá é continuar no museu dos pensamentos, na mesmice dos erros que emperram a vida, na burrice dos exatos perrengues do ano que já, já, acaba. Talvez a grande ilusão da virada do ano seja essa. Um instante, uma pausa, um suspiro, um banho e uma brisa suave no espírito. Roupa limpa e cheirando a recomeço. Que é pra não entrar num novo tempo com tralha velha. Acho que é isso. É o marketing, a lição de Deus para mudança de calendário. Pra ver se a gente abre os olhos da gratidão, se a gente se refresca na esperança e se lembra de que é preciso construir dias de bondade, afetos, ternura e solidariedade. Restaurar, erguer e reacender sentimentos que o ano velho deu conta de destruir. Evocar a fé que pode estar esquecida em algum empoeirado cômodo entre a alma, a mente e o coração. E ver que o Deus que nos fez é novidadeiro. Movimento e alegria. Energia. Milagre e assombro.

Em outro verso, Ele pede, anuncia: "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo." Então, é isso. Ainda é possível abandonar os defeitos teimosos num canto qualquer deste 2017. E o que não foi bom, deixar exatamente aqui, neste ano que está quase no passado. Quero, pra você e pra mim, a fé de que Deus vai abrir um caminho novo, com água fresca nesse ermo ou deserto que está pra começar e que se chama 2018.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso