Diário da Região

28/12/2017 - 16h17min

SINAL AMARELO

Vai viajar? Saiba acomodar as bagagens com segurança

Resolução do Contran estabelece critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos

Reprodução Resolução do Contran estabelece critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos
Resolução do Contran estabelece critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos

A resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos classificados na espécie automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário. O transporte de cargas e de bicicletas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo. A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que:

I. não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta;

II. não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;

III. não provoque ruído nem poeira;

IV. não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção (setas) e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada;

V. não exceda a largura máxima do veículo.

Baseado nesta resolução, o SINAL AMARELO passa algumas informações para você que vai viajar neste período de férias:

  • Ao transportar cargas nos veículos de passeio todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados, não podem se sobressair ou se projetarem além do veículo pela frente.
  • Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira. A segunda placa de identificação será aposta em local visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no para-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores e deverá ser lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada.
  • É permitido o transporte de cargas acondicionadas em bagageiros ou presas a suportes apropriados devidamente afixados na parte superior externa da carroçaria.
  • As cargas, já considerada a altura do bagageiro ou do suporte, deverá ter altura máxima de 50 centímetros e suas dimensões, não devem ultrapassar o comprimento nem a largura da parte superior da carroçaria, abrindo uma exceção para o transporte da bicicleta.
  • As cargas que sobressaiam ou se projetam além do veículo para trás, deverão estar bem visíveis e sinalizadas. No período noturno, esta sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor também vermelho.
  • A bicicleta poderá ser transportada na parte externa, traseira ou sobre o teto, desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao veículo ou acoplado ao gancho de reboque. Na hipótese da bicicleta ser transportada sobre o teto não se aplica a altura máxima de 50 cm, como em outras cargas.
  • Malas, sacolas e demais objetos devem ser transportados sempre no porta-malas. Existe uma tampa interna no porta-malas que delimita o seu tamanho, portanto você nunca deve retirá-lo para dar um jeitinho de caber tudo que deseja transportar.
  • Se você exceder os limites de bagagem ou mesmo transportar algo solto no seu colo, o agente de trânsito poderá autuá-lo e o carro só será liberado quando você sanar o problema.

BOA VIAGEM!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso