Diário da Região

31/12/2017 - 00h00min

AMPLAVISÃO

Estúdio traz cenas raras de Rio Preto no final da década de 1950

Com as imagens, Carbonari produziu dois belos cinejornais, mostrando toda a cidade e suas obras

Arquivo Público Filme Amplavis--o 1958
Filme Amplavis--o 1958

Em 1958, Rio Preto passava pelo maior momento de toda sua história. Com a gestão revolucionária do prefeito Alberto Andaló, a cidade recebeu no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, das mãos do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o título de cidade mais progressista do Brasil.

O fato motivou a visita do então governador do Estado Jânio Quadros, que chegou à cidade de trem, junto com a sua mulher Eloá Quadros. Caiu gente pelo ladrão em frente a gare da estação ferroviária e na saudosa escadaria que dava acesso ao terminal.

Em seguida, o casal saiu em carro aberto pelas ruas de Rio Preto no cadillac conversível do jornalista Leonardo Gomes. Foram também até a penitenciária agrícola (IPA), finalizando com uma sessão solene na Câmara Municipal. O maior documentarista de São Paulo, Primo Carbonari e sua Amplavisão vieram cobrir o acontecimento.

Era a segunda vez que o documentarista visitava a cidade. A primeira foi em 1949, quando o São Paulo Futebol Clube, de Leônidas da Silva, veio jogar contra o time do Rio Preto. Carbonari e os cinegrafistas Carlos Guglielmi e Afonsas Zibas fizeram dois sobrevoos sobre a cidade com um avião emprestado pelo médico e deputado de Mirassol, Anísio José Moreira. Em troca, Anísio pediu que os cinegrafistas fizessem também imagens de Mirassol e de sua fazenda. Mas ele acabou não vendo as imagens. Morreu alguns meses depois em um acidente aéreo no Mato Grosso.

Com as imagens, Carbonari produziu dois belos cinejornais, mostrando toda a cidade e suas obras. Eles foram exibidos antes das sessões dos cinemas, em quase todos os cinemas do Estado de São Paulo. A cidade ganhou uma grande projeção depois das exibições. O médico e vereador de Rio Preto, dr. Orlando de Arruda Barbato, aproveitando a estada da companhia de Carbonari, pediu ao cinegrafista Carlos Guglielmi informações de como manusear uma câmera Arriflex, de 16mm, que acabara de comprar em São Paulo, para registrar imagens das competições de natação do seu filho. No sábado pela manhã, colocou um rolo de filme de 400 pés na câmara e saiu fazendo imagens pelo centro da cidade.

O filme, totalizando 2:42, não foi revelado e ninguém (inclusive ele) viu as imagens. O rolo de filme ficou guardado até há alguns anos em uma gaveta na casa do ex-vereador, na rua João Teixeira, na Vila Santa Cruz, quando foi alugada para a prefeitura para abrigar a Secretaria de Assistência Social.

O Rio Preto em Foco pôde verificar o material e deu de cara não só com este, mas com mais três rolos de filmes. Dois mostram competições de natação no Palestra e no Automóvel Clube. O outro é simplesmente de arrepiar. São imagens fantásticas, em preto e branco, de uma cidade que não existe mais. Assista e se emocione vendo estas e as imagens de Primo Carbonari. É simplesmente o fino do fino.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso