Diário da Região

04/12/2017 - 17h47min

CINEMA

Oito filmes para ficar de olho na temporada pré-Oscar

Produções estão entre as mais cotadas para brilhar nas premiações que estão por vir

Divulgação Filmes estão entre os mais elogiados pela crítica
Filmes estão entre os mais elogiados pela crítica

Os cinemas e a atenção do público devem ser dominados por Star Wars: Os Últimos Jedi durante dezembro. Mas essa é a época do ano em que o Oscar do próximo ano começa a ganhar forma. Premiações das mais diversas entidades relacionadas à sétima arte começam a divulgar suas listas de melhores filmes e o burburinho em torno de determinadas produções dá indício do que deve vir por aí entre os indicados ao maior prêmio do cinema.

Pensando nisso, listei oito filmes que ainda não chegaram por aqui, mas que você deve ficar de olho. São oito produções que estão entre as mais elogiadas de 2017, então, se você procura cinema dos bons, não pode perder nenhum. Claro que essa lista poderia ir muito além de apenas oito longas, mas é preciso limitar, então, vamos à lista:

1. Me Chame Pelo Seu Nome

Estreia prevista: 18 de janeiro

Baseado no livro de mesmo nome do escritor André Aciman, o filme de Luca Guadagnino é um dos favoritos aos principais prêmios do ano. Estrelado por Timothée Chalamet e Armie Hammer, a produção narra o nascimento de um romance entre um jovem italiano e um visitante norte-americano que está hospedado na casa de sua família. Me Chame Pelo Seu Nome tem 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes e é descrito pela crítica como um dos filmes mais sensuais e poderosos de todos os tempos ao retratar uma história de primeiro amor. A produção foi eleita o melhor filme do ano pela Los Angeles Film Critics Association, está na lista dos melhores da National Board of Review e já rendeu prêmios de melhor ator e revelação para Timothée Chalamet.

2. Lady Bird

Estreia prevista: 5 de abril

A segunda empreitada de Greta Gerwig atrás das câmeras é um fenômeno. Lady Bird se tornou o filme mais bem avaliado da história no site Rotten Tomatoes, com 100% de aprovação resultado de 186 críticas, obviamente, todas positivas. O recorde anterior pertencia a Toy Story 2, que acumulou 163 críticas positivas lá em 1999. Estrelado por Saoirse Ronan, o longa se trata de uma história de amadurecimento da jovem Christine 'Lady Bird' McPherson e da relação turbulenta que ela tem com sua mãe. Lady Bird foi escolhido o melhor filme do ano pelo New York Film Critics Circle, está entre os melhores da National Board of Review que ainda premiou Gerwig como melhor diretora. A data de estreia demorada no Brasil pode mudar caso todas as indicações esperadas no Globo de Ouro e no Oscar se concretizem.

3. Artista do Desastre

Estreia prevista: 25 de janeiro

Em 2003, Tommy Wiseau escreveu, estrelou e dirigiu o filme The Room, que logo ganhou a “honraria” de ser chamado por praticamente todo mundo de o pior filme já feito. A curiosidade em torno da obra e o seu status cult levaram James Franco a resolver fazer um filme sobre o filme. Nele, Franco interpreta Wiseau e cria um retrato sobre o processo criativo do diretor/ator/produtor enquanto analisa essa figura curiosa. Com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, Artista do Desastre é descrito como um pungente e charmoso filme que explora sua história com uma inesperada delicadeza. O longa figura na lista de melhores do ano da National Board of Review e deve render indicações nas principais categorias do Oscar, podendo levar a Franco a sua segunda indicação como melhor ator.

4. The Post: A Guerra Secreta

Estreia prevista: 1º de janeiro

Só pelos seus créditos, The Post: A Guerra Secreta já ganha a atenção de muitos. É dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks e Meryl Streep. Além disso, conta a história real do vazamento de documentos ultrassecretos que mudaram o rumo da Guerra do Vietnã em 1971 e como o jornal The Washington Post teve um papel fundamental na divulgação dessas informações ao público, com mais de 14 mil páginas. O filme ainda não teve suas críticas divulgadas, mas foi eleito o melhor filme do ano pela National Board of Review, que ainda premiou Meryl Streep como melhor atriz e Tom Hanks como melhor ator.

5. Projeto Flórida

Estreia prevista: 1º de março

O diretor Sean Baker ganhou o mundo em 2015 com Tangerine, filme que ficou famoso por ter sido todo gravado utilizando iPhones. No entanto, a produção é muito mais que isso. É uma comédia excepcional sobre pessoas marginalizadas com uma história forte e interpretações magistrais de suas protagonistas. Agora ele volta a chamar a atenção com Projeto Flórida, que mais uma vez joga luz sobre uma parcela da população marginalizada ao contar sua história de crianças pobre que vivem às margens dos parques da Disney. Projeto Flórida tem 95% de aprovação no Rotten Tomatoes e é descrito como um olhar empático e colorido sobre uma parte mal representada da população norte-americana. A produção também está na lista dos dez melhores filmes do ano da National Board of Review e rendeu o prêmio de melhor diretor para Baker no New York Film Critics Circle e de melhor ator coadjuvante para Willem Dafoe na Los Angeles Film Critics Association.

6. A Forma da Água

Estreia prevista: 11 de janeiro

O diretor Guillermo del Toro está de volta ao universo mágico que ele sabe tratar tão bem e que já rendeu o excepcional O Labirinto do Fauno. A Forma da Água é um conto de fadas ambientado nos Estados Unidos na época da Guerra Fria. Em um laboratório secreto e de alta segurança do governo, a solitária Elisa vive presa em uma vida de isolamento, mas sua vida muda quando ela descobre uma experiência secreta. Um importante discurso sobre diferenças e empatia diante do outro, A Forma da Água tem 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e é descrito como uma história envolvente e com visual sem igual ancorada por uma atuação estelar de Sally Hawkins, que inclusive venceu na categoria melhor atriz da Los Angeles Film Critics Association, que ainda premiou del Toro como melhor diretor junto com Luca Guadagnino, de Me Chame Pelo Seu Nome.

7. I, Tonya

Estreia prevista: sem data

Umas das histórias reais mais surreais, I, Tonya leva para as telonas como uma comédia de humor negro a história da patinadora Tonya Harding, que protagonizou um dos maiores escândalos da história do esporte quando seu marido e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes, quebrando a perna da atleta e impossibilitando sua participação nas Olimpíadas de 1994. Dirigido por Craig Gillespie, dos ótimos A Garota Ideal e A Hora do Espanto, I, Tonya tem 87% de aprovação e vem chamando a atenção principalmente pelas interpretações de Margot Robbie como a patinadora e Alison Janney como sua mãe.

8. Trama Fantasma

Estreia prevista: 22 de fevereiro

O novo filme do excepcional diretor Paul Thomas Anderson ainda não teve suas críticas divulgadas, mas já vem ganhando destaque em algumas importantes listas de melhores filmes do ano, como a Rolling Stone, e também está entre os dez melhores da National Board of Review. Além disso, o New York Film Critics Circle escolheu o longa como o melhor roteiro do ano. Há ainda o fato de que Trama Fantasma deve ser o último filme estrelado por Daniel Day-Lewis, que anunciou sua aposentadoria no há alguns meses. A produção conta a história de Reynolds Woodcock, um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril, para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma, que vira sua musa e amante.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso