Diário da Região

07/12/2017 - 22h34min

LITERATURA

Nova geração da poesia rio-pretense

Em comum, eles têm a juventude e o curso de letras do Ibilce/Unesp

Mara Sousa 07/12/2017 Os jovens João Pedro Liossi (à esq.) e Rico Silva estreiam como poetas na cena rio-pretense
Os jovens João Pedro Liossi (à esq.) e Rico Silva estreiam como poetas na cena rio-pretense

Dois nomes da nova geração da produção poética rio-pretense lançam suas primeiras obras em Rio Preto nesta sexta-feira, 8, em evento no espaço cultural A Casa das Janelas: João Pedro Liossi e Rico Silva. Em comum, além da juventude e do curso de letras do Ibilce/Unesp, eles exploram, em outros aspectos, os pequenos poemas carregados de significações.

Morando atualmente em Ouro Preto (MG), onde atua como professor, Rico Silva é natural de Jales e viveu por oito anos em Rio Preto - fez a graduação e o mestrado em letras (hoje faz o doutorado). Seu livro, Gotas, traz justamente os poemas escritos por ele no período em que viveu na cidade.

"Sou um escritor em formação, ainda tenho muito a lapidar. No livro, quis, na verdade, mapear esses oito anos de escrita poética, identificar os processos criativos em que busquei me encontrar", conta Silva, que dividiu a publicação em duas partes distintas, pautadas pela extensão dos poemas. "Gotejamento traz os poemas mais longos, enquanto que Gotas envolve os textos com três ou dois versos apenas."

Essa escrita que busca a complexidade na objetividade atrai muito o jovem poeta, que diz gostar de dizer muito com pouco. "É uma única gota, mas com a profundidade de um oceano", reflete o jovem.

Gotas, na verdade, não é o primeiro livro de Silva. Quando fez 18 anos, ele pediu de presente de aniversário para a avó a publicação de um livro, intitulado Páginas de Um Eu. No entanto, reconhece a nova publicação como a primeira pela maturidade de seus versos. "Aquele era mais juvenil, altamente passional. Gotas é bem diferente."

Música e poesia

Cursando o penúltimo ano de letras na Unesp, João Pedro Liossi, que é natural de Fernandópolis, despontou-se na cena cultural rio-pretense neste ano por meio de sua composições musicais. Aliás, música e poesia têm uma relação muito peculiar na escrita do jovem, que começou a exercitar sua criatividade escrevendo letras de música.

"Minha relação com a poesia se estabelece através do som. Acho que meus poemas têm uma certa musicalidade, pois foi assim que comecei a escrever", conta Liossi, que foi premiado com a canção Estado de Sítio, concebida em parceria com o poeta Ubirathan do Brasil, na edição deste ano do Festival Nacional de MPB de Rio Preto.

Sua primeira publicação, Aquilo Que Chamávamos de Escuro, nasceu no ano passado. "É um trabalho em que exploro muito os limites da linguagem, buscando a rima nos versos irregulares", conta o autor.

Os dos livros foram publicados pela editora Urutau, de São Paulo.

Serviço

  • Lançamento de Gotas e Aquilo Que Chamávamos de Escuro. Hoje, às 20h. Casa das Janelas (Rua João Teixeira, 436). Entrada gratuita   

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso