X
X

Diário da Região

20/12/2017 - 15h57min / Atualizado 20/12/2017 - 22h23min

NOVA GERAÇÃO

Sesi encerra sua programação de 2017 com dança, teatro e moda

Grupo rio-pretense Território da Dança sobe ao palco do teatro do Sesi, nesta quinta

Douglas Bressan/Divulgação Território da Dança reflete sobre o espaço urbano no espetáculo Em Trânsito
Território da Dança reflete sobre o espaço urbano no espetáculo Em Trânsito

Fruto das atividades formativas realizadas, no ano passado, pela Cia. Cênica, por meio do projeto Território Cênico, o grupo rio-pretense Território da Dança sobe ao palco do teatro do Sesi, nesta quinta-feira, 21, para apresentar o espetáculo que marca o início de sua trajetória, Em Trânsito.

Dirigido pela dançarina e atriz Cássia Heleno, integrante da Cia. Cênica, Em Trânsito tem como matéria-prima o espaço urbano e as pessoas que nele transitam. O espetáculo busca retratar o movimento de um cotidiano volátil, em que passantes percorrem seus caminhos individualmente. Eventualmente, deparam-se com outros sujeitos imersos em suas próprias questões, fazendo brotar movimentos impulsionados pelo encontro com o outro. A expressão corporal surge da exteriorização das individualidades que se rearranjam a partir do contato coletivo, em que o invisível torna-se visível por meio do olhar da arte.

"O espetáculo nasceu a partir das questões que incomodavam os integrantes do grupo no que diz respeito ao espaço urbano. Realizamos pesquisa em diferentes pontos da cidade, identificando esse 'olhar cego' que move as pessoas em seu cotidiano. Trata-se de um trabalho bastante colaborativo, em que os dançarinos têm participação direta na construção da coreografia", comenta Cássia.

Segundo ela, Em Trânsito é um espetáculo em construção. Já foi experimentado em diferentes situações, no palco, na rua e em espaços alternativos. "É um espetáculo que está nascendo. Muita coisa ainda pode surgir das experiências que estamos vivenciando."

A diretora e coreógrafa se diz extremamente satisfeita com o resultado do trabalho. "É um grupo bastante heterogêneo, tem pessoas que tiveram seu primeiro contato com a dança por meio do nosso projeto. É um pessoal cheio de vontade, que não tem medo de de arriscar", elogia. 

O processo de criação foi tão frutífero que o espetáculo ganhou até uma música original, composta por Pietra Borges, uma das integrantes do Território da Dança.

Moda e teatro

A apresentação de Em Trânsito marca o encerramento da programação cultural de 2017 do Sesi Rio Preto. E o Território da Dança acabou encontrando no Sesi a parceria que precisava para dar vida ao figurino de seu espetáculo.

Trata-se do jovem Alexandre Vorgo, 17 anos, que acaba de concluir o ensino médio no Centro Educacional Sesi - Vila Elvira. Por meio do projeto pedagógico Eixo Integrador de Linguagens, o estudante concebeu e coordenou, ao lado do professor Amarildo Rissati, a criação de uma coleção de moda sustentável. 

Com a ajuda de uma equipe composta por alunos do 3º ano do ensino médio na confecção e realização do trabalho, Vorgo buscou desvincular o conceito negativo da moda, muitas vezes associado ao consumismo, a partir de um novo olhar sobre roupas que seriam descartadas. Eles criaram peças com calças jeans usadas, além de outros materiais que seriam descartados.

Praticamente toda a coleção é usada pelos dançarinos no espetáculo. "Foi uma feliz coincidência. O que ele estava criando tinha tudo a ver com a proposta do Em Trânsito", elogia Cássia.

"Sempre curti o universo da moda, mas nunca tinha encarado um trabalho tão grande. Foram criados 13 looks, e quase todos são usados no espetáculo", conta Vorgo, que seguirá, em 2018, para São Paulo, onde foi aprovado no vestibular do curso de moda da faculdade Santa Marcelina.

Antes da apresentação de Em Trânsito, os alunos do Sesi farão um desfile com as roupas criadas por Vorgo. A noite ainda será marcada pela exibição de um vídeo com uma breve retrospectiva do curso de iniciação teatral do Sesi Rio Preto, cujos alunos estiveram em temporada na unidade, em novembro e dezembro, com o espetáculo Entre Quatro. Foram realizadas cinco sessões com alcance de aproximadamente 800 pessoas.

Serviço

  • Espetáculo Em Trânsito e desfile de moda sustentável. Hoje, às 20h, no teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira). Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso