Diário da Região

22/12/2017 - 14h09min

EM FEVEREIRO

Rio Preto terá remédio que evita HIV

Medicamento será destinado às pessoas que possuem mais risco de contrair o vírus

A partir de fevereiro, seis moradores de Rio Preto começarão a receber medicamentos que previnem a contaminação pelo vírus HIV. A profilaxia pré-exposição (PrEP) é utilizada para evitar o contágio de pessoas que estão mais sujeitas a contrair a doença.

O remédio truvada já está no Brasil e deve chegar a Rio Preto no início do próximo ano. O alvo prioritário do medicamento é quem tem maior risco de contrair o vírus: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), trans, profissionais do sexo e parcerias sorodiscordantes para o HIV – quando uma das partes do casal tem o vírus e a outra não.

Pertencer a um desses grupos não é o suficiente para caracterizar exposição frequente ao HIV. Devem também ser considerados outros indicativos como repetição de práticas sexuais anais e /ou vaginais com penetração sem o uso do preservativo; frequência das relações sexuais com parcerias eventuais; quantidade e diversidade de parcerias sexuais; histórico de episódios de infecções sexualmente transmissíveis; busca repetida por profilaxia pós-exposição e contextos de troca de sexo por dinheiro, objetos de valor, drogas e moradia.

A PrEP é diferente da profilaxia pós-exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas após a relação sexual sem camisinha ou acidente com algum objeto perfuro-cortante onde possa ter havido contato com o vírus. Durante 28 dias, a pessoa toma três medicamentos para evitar contrair o HIV.

As cidades foram eleitas para participar do programa da PrEP de acordo com o perfil epidemiológico do HIV/Aids. Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Rio Preto apontam que entre 2015 e 2016 houve um aumento de 10,1% no número de diagnósticos de HIV e de 18,6% nos de Aids. Foram 177 casos do vírus em 2015 ante 195 no ano seguinte. Já com a doença foram 91 pacientes diagnosticados em 2015 e 108 em 2016.

De acordo com a SMS, até o final de novembro foram detectados em Rio Preto 155 casos de HIV e 57 de Aids.

Mesmo com a PrEP, o preservativo deve ser utilizado em todas as relações sexuais, pois só ele previve contra outras infecções como gonorreia, clamídia, sífilis, além da gravidez. As pessoas que procurarem o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis serão acolhidas para avaliação da indicação da PrEP. Ele fica na Rua do Rosário, 1903, na Vila Curti. Todos os pacientes serão acompanhados. Na região, a prevenção também estará disponível em Catanduva.

Há diferença entre ter o vírus HIV e ter Aids. O portador do vírus, muitas vezes, consegue ficar com ele indetectável e com as defesas do organismo em dia. Com o tratamento, pode levar uma vida normal e sem complicações. Sem os antirretrovirais, no entanto, em alguns anos a doença se desenvolve, o sistema imunológico perde sua força, as doenças oportunistas aparecem e a pessoa fica debilitada. Os medicamentos estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A quantidade de pílulas diárias e as combinações variam caso a caso.  

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso