Diário da Região

07/12/2017 - 22h01min

Covardia virtual

Mãe vai à polícia após filha sofrer racismo na web

Mulher quer a localização e a punição do internauta autor do comentário

Guilherme Baffi 7/12/2017 Julia no colo da mãe, Silvia: menina venceu concurso de beleza Princess Kids, na categoria Baby
Julia no colo da mãe, Silvia: menina venceu concurso de beleza Princess Kids, na categoria Baby

A artesã Silvia Regina dos Santos Silva, de 38 anos, procurou a polícia na manhã desta quinta-feira, dia 7, para registrar boletim de ocorrência contra o internauta identificado como Zayon Roseto, que fez um ataque racista contra a filha dela Julia N'Djililne Santos, de 3 anos.

Na semana passada, a menina ganhou o concurso de beleza Princess Kids, na categoria Baby (de 3 a 5 anos). O comentário preconceituoso foi feito em matéria na página do Facebook do Diário, que também registrou boletim de ocorrência contra o agressor.

Zayon apagou seu perfil na rede social após a repercussão do caso. "Estou muito revoltada com o que aconteceu. Não se fala isso de uma criança. Espero que a polícia consiga encontrar esta pessoa, para que possa ser processada pela Justiça", diz a mãe. "Foi um ataque racista sim contra minha filha, que ainda é uma criança inocente, por isto vou até o fim."

O concurso vencido por Júlia contou com participação de 310 candidatos mirins, sendo 250 meninas e 60 meninos. Como prêmio, Júlia ganhou agenciamento, curso de inglês e material fotográfico completo.

O ataque a Julia aconteceu três semanas após a internauta brasileira Day McCarthy, radicada no Canadá, agredir Titi, filha do casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. A mulher publicou vídeo com comentários racistas. O casal também fez boletim de ocorrência.

Covardia

A presidente do Conselho Afro de Rio Preto, Maria Cecilia Nunes, lamenta que as redes sociais estejam sendo utilizadas para propagar mais preconceito. "Pessoas deste tipo apelam para fazer ataques pela internet porque não têm coragem de falar cara a cara e enfrentar as reações. Preferem agir de forma covarde, a distância e às vezes nem usam o perfil verdadeiro para falar suas besteiras", afirma a presidente.

A secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Maureen Leão Cury, fez reunião com representantes faculdades e conselhos da cidade para lançar um manifesto contra os casos de racismo em Rio Preto. "Nós estamos manifestando o nosso repúdio a todas as manifestações racistas."

A coordenadora de Políticas para População Negra do Estado, Elisa Lucas Rodrigues, pretende vir a Rio Preto, para acompanhar o caso. "Temos uma lei estadual que pune administrativamente crimes de discriminação e racismo. Mais que isso precisamos conclamar a sociedade para uma grande luta contra o racismo. Sem apoio de todos fica difícil essa batalha", comentou a coordenadora.

A delegada de Defesa da Mulher Dalice Aparecida Ceron afirma que será aberto inquérito para investigar o caso. "Pelo que percebemos, o internauta pode ter cometido crime de injúria racial. Vamos tentar localizar a pessoa que fez a postagem, para que seja ouvida na delegacia e dê suas explicações", disse a delegada. O fato do Zayon ter apagado o perfil, não impede que seja feita sua localização pela polícia.

Diário veta comentários racistas

A direção do Diário da Região mantém postura rígida contra qualquer tipo de manifestação preconceituosa de suas publicações. O comentário de Zayon foi excluído logo após ser identificado.

A participação do leitor nos comentários no site e nas páginas do Facebook administradas pelo Diário é essencial para construção de um debate saudável. E para garantir que seja sempre um ambiente agradável de troca de experiências e respeitando os termos de serviço do Facebook, o jornal conta uma com Política de Comentários e se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, postagens e/ou comentários com ofensas ou excessos.

Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Cada usuário é responsável por seu próprio comentário. A Política de Comentários completa pode ser acessada no menu da página do Diário no Facebook. No site, abaixo de cada reportagem, também há o aviso. (MAS)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso