Diário da Região

29/12/2017 - 11h36min

Birigui

Vândalos danificam 26 túmulos em cemitério

Vasos de mármore, peças das lápides e até imagens de santos foram danificadas

Prefeitura de Birigui/Divulgação Prefeitura já deu início aos reparos, que devem ser concluídos até sexta-feira
Prefeitura já deu início aos reparos, que devem ser concluídos até sexta-feira

Vinte e seis túmulos de famílias tradicionais de Birigui no cemitério da Consolação foram alvos de atos de vandalismo durante o final de semana. O prejuízo ainda está sendo calculado. A Prefeitura, que registrou boletim de ocorrência na manhã de domingo (24) para que a polícia possa investigar o caso, ainda está fazendo o levantamento.

Conforme o boletim de ocorrência, na quadra 26 do campo-santo, três lápides foram danificadas. Já na quadra 28, a ação dos vândalos atingiu 23 túmulos. A administração informou que os reparos necessários estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A previsão é que os trabalhos terminem nesta sexta (29).

Vasos de mármore, peças das lápides e até imagens de santos foram danificadas.

MURO

O secretário da pasta, Cleverson Tody, disse que a ação ocorreu durante a madrugada, provavelmente por vândalos que pularam o muro do cemitério. "Montamos uma equipe para reparar os danos. A Guarda Municipal registrou o ocorrido e intensificará as visitas de suas viaturas nas proximidades do cemitério", disse.

Ele acrescentou que o vandalismo praticado no cemitério só traz prejuízos, tanto para a administração quanto para os familiares que tiveram os túmulos danificados. "Lamentamos esse tipo de ação e lembramos que, atos como este, só trazem prejuízos aos próprios vândalos, já que a Prefeitura terá gastos para reparos, além de desrespeitar os familiares que tiveram a lápide danificada. O cemitério é do povo e pedimos aos munícipes que ajudem a denunciar pelo telefone 153", destacou.

PORTÕES

Em maio deste ano, a Prefeitura fechou os três portões existentes na avenida Achelino Moimaz. A medida teve como objetivo aumentar a segurança no local, que já vinha sofrendo com atos de vandalismo. Do local eram levadas peças de túmulos, vasos de bronze, molduras de alumínio, cadeados, letras de bronze, além de vidros que são quebrados.

Para tentar controlar o acesso de pessoas ao cemitério, são mantidos abertos para sepultamentos e entrada de visitantes, apenas os portões existentes na rua Consolação e o da praça Djalma Cheida Vicente. A permissão de acesso ao interior do cemitério com carros e motos continua no campo-santo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso