X
X

Diário da Região

14/12/2017 - 23h09min / Atualizado 15/12/2017 - 08h52min

Autorização

Saidinha de Natal vai liberar 1,1 mil presos em Rio Preto

Detentos serão liberados no dia 22 de dezembro e devem retornar no dia 28

Mara Sousa Número de beneficiados pode aumentar ainda mais; eles sairão sem tornozeleira eletrônica
Número de beneficiados pode aumentar ainda mais; eles sairão sem tornozeleira eletrônica

A partir do dia 22 de dezembro, 1.107 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto vão ser beneficiados com a saída temporária de final de ano. Eles devem retornar ao presídio no dia 28, sendo considerado foragido quem não respeitar o prazo. Novamente, os detentos vão ganhar às ruas sem monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A autorização para a saidinha foi do juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Rio Preto, Zurich Oliva Costa Netto. O número de presos a serem liberados pode aumentar ainda mais, porque nesta sexta-feira, 15, o juiz conclui a análise de solicitações. Segundo a VEC, todos os casos são analisados individualmente. Da primeira lista divulgada na quinta-feira, dia 14, apenas quatro presos tiveram a saída negada.

Do Centro de Ressocialização Feminino (CRF), 56 mulheres terão direito à saidinha no dia 21. Eles devem retornar no dia 27.

Desde 2015, 494 detentos fugiram durante saidinhas temporárias em Rio Preto. Entre eles, Jonathan Pereira do Prado, que assassinou a jovem Kelly Cristina Cadamuro, no dia 1º de novembro, após pegar carona com a moça de Rio Preto a Itapagipe (MG). O rapaz aproveitou saidinha em março deste ano para fugir. Cunhado da vítima, Danilo Albertoni se diz decepcionado com a concessão da saída temporária. "Não só pelo o que aconteceu com a Kelly. Se é um transgressor da Justiça, seja crime hediondo ou não, deve cumprir a pena. Como o sistema carcerário nem sempre recupera, porque colocar nas ruas sem terminar a pena? Por isso sou contra a saidinha", diz.

O assassinato da jovem motivou um abaixo-assinado virtual pelo fim do benefício, que já conta com quase 43 mil assinaturas. O endereço é https://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR83480.

Em junho de 2016, os detentos Abner Saulo Oliveira Calixto e Rodrigo Geraldo Costa de Lima, mataram o delegado Guerino Solfa Neto durante saída temporária.

Impasse

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ainda não resolveu o impasse gerado pela fornecedora das tornozeleiras Synergye Tecnologia. Em agosto deste ano, o governo de São Paulo quis romper contrato com a empresa, com alegação de falhas nos equipamentos, para abrir contrato com a segunda colocada na concorrência pública. Mas a Synergye recorreu na Justiça contra o rompimento e o caso até o momento não foi julgado. Questionada, a SAP não respondeu até o fechamento desta edição.

Na ausência da tornozeleira, a Polícia Militar recebe lista dos presos beneficiados, com os endereços de residências, informados à Justiça. O patrulhamento ostensivo é direcionado para estas imediações para tentar vigiar os presos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso