Diário da Região

08/12/2017 - 15h13min

Arquitetura

À sombra do pergolado

Inspirado na estrutura que os italianos usam para o plantio e cultivo de parreiras de uva, o pergolado agrega beleza e funcionalidade ao projeto

Mara Sousa Pergolado com vegetação em casa projetada por Fabiano Vetorazzo (Foto: Mara Sousa)
Pergolado com vegetação em casa projetada por Fabiano Vetorazzo (Foto: Mara Sousa)

Estrutura apoiada em colunas paralelas e formada por vigas, que pode ser construída em jardins, quintais, varandas, corredores e outros ambientes, o pergolado pode fazer toda a diferença em um projeto arquitetônico, unindo beleza e funcionalidade.

Sinônimo de pergolado, a palavra pérgola tem origem italiana, sendo usada para definir o suporte de plantio e cultivo de parreiras de uva. Essa estrutura foi disseminada pela arquitetura, sendo aplicada em projetos residenciais para atender diferentes funções. Entre elas, a arquiteta Mariana Andersen, da Casa 14 Arquitetura, de São Paulo, destaca a espacial (delimitar uma área de transição entre as partes interna e externa da casa), a térmica (sombrear, refrescar e filtrar a luz dos espaços), e a estética (agregar beleza ao projeto).

"O pergolado é uma estrutura vazada complementar, e pode ser independente ou atrelada à estrutura principal. Ela ajuda a quebrar o ritmo do prédio principal, atenuando as transições espaciais e delimitando o uso de áreas públicas e semi-públicas", destaca Mariana.

O arquiteto Fabiano Maceno Vetorasso, de Rio Preto, cita como exemplo de pergolado o popular carramanchão, aquela estrutura coberta por vegetação. "Ele é geralmente construído em jardins, varandas ou pátios, tendo como matéria-prima a madeira, o ferro, o concreto ou o bambu. É um elemento de proteção solar e também decorativo. É um espaço que agrega em qualquer projeto arquitetônico", explica.

Controle da luz

O arquiteto Luiz Maganhoto, de Curitiba, sinaliza que o pergolado não precisa necessariamente estar associado a uma vegetação. "Uma das principais funções dos pergolados é criar áreas de sombreamento onde a incidência do sol é intensa. Eles têm a mesma função dos 'brises', ou seja, controla a luminosidade. Pode ser criado para abrigar um lounge com redes, por exemplo. Não precisa estar ligado a uma vegetação, mas geralmente todo pergolado tem, em sua composição, alguma espécie que o envolve, seja uma Bouganville, Glicíneas ou plantas como Jasmim dos Poetas", comenta.

Segundo Vetorasso, na maioria dos casos, o pergolado é uma estrutura vazada, mas também há modelos que são totalmente cobertos. Além de plantas, o vidro é um material muito comum na cabertura dessas estruturas.

A arquiteta paulistana explica que o pergolado geralmente é adicionado ao projeto quando os clientes apreciam ficar na área externa da casa. "Nesse caso, dialogamos com o paisagista responsável para criar um ambiente ainda mais arejado, sombreado e agradável", diz Mariana.

Desta forma, o pergolado desponta-se como uma atraente área de convivência, ideal para quem gosta de receber visitas em casa. "Essa estrutura dá um ar romântico e zen para a residência, sendo ideal para a reunião de amigos", reforça Vetorasso. V&A

Serviço

Casa14 Arquitetura, em São Paulo, www.casa14.arq.br

Fabiano Maceno Vetorasso, arquiteto, em Rio Preto, (17) 99703-1660

Maganhoto e Casagrande Arquitetura, em Curitiba (PR), www.maganhoto.arq.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso