Diário da Região

16/11/2017 - 22h22min

Proteja-se!

A arma do cidadão

Lembre-se: o 190 é a melhor arma que você, cidadão, possui para combate ao crime

A segurança pública no Brasil é dever do Estado e, ao mesmo tempo, direito e responsabilidade de todos nós, cidadãos. Essa é linha mestre da nossa segurança prevista na Constituição Federal.

A execução do trabalho policial, que materializa a prestação dos serviços de segurança pública, é consolidada por três elementos básicos: "o homem, o profissional de polícia" que é formado, treinado e atualizado em leis e técnicas policiais; "o equipamento", que engloba todo o aparato bélico, viaturas e todos os meios que permitem o profissional executar o serviço visando a aplicação da lei; e "a comunicação", que possibilita a integração coordenada, objetivando a atuação eficiente e eficaz no combate ao crime ao mesmo tempo que se racionaliza meios e se preserva vidas.

Nesse contexto, destaca-se uma ferramenta de suma importância que auxilia de forma esplêndida as forças policiais: a denúncia. Atualmente vários são os meios que permitem ao cidadão denunciar criminosos ou circunstâncias estranhas que indicam a prática criminosa, porém ressaltamos aqui o meio mais lembrado e que utilizado pela Polícia Militar em todo o Brasil: o telefone 190.

A Central de Operações da Polícia Militar em São José do Rio Preto, que recebe as ligações 190 da nossa região, registra média de mais de 3.000 ligações ao dia, atendimentos que resultam em orientações, direcionamento a outros órgãos, salvamentos, atendimentos criminais e também é fonte riquíssima de denúncias onde são colhidas informações preciosas que potencializam a tríade que sustenta o serviço policial e auxiliam a Polícia Militar no combate ao crime - e são constantes os casos de sucesso com prisão de criminosos, apreensão de drogas e de retirada de armas ilícitas de circulação.

Lembre-se: o 190 é a melhor arma que você possui para combate ao crime; é através da informação precisa (que por vezes só o cidadão tem conhecimento), fornecida no momento oportuno, que possibilita as forças de segurança atuarem com o sucesso esperado. Dessa maneira, com a participação da sociedade nesse intento, teremos na prática a verdadeira "responsabilidade de todos" nos assuntos de segurança pública.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso