Exercitar o Corpo e a AlmaÍcone de fechar Fechar

NO DIVÃ

Exercitar o Corpo e a Alma

Nossas passagens e marcas emocionais são registros neurológicos, nossas impressões e experiências aparecem em nossa postura, disposição e saúde


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Sempre necessário frisar a importância da atividade física e de uma boa alimentação para o bem estar mental, pois nosso corpo se relaciona diretamente com nossos sentimentos, história de vida e pensamentos. Indissociáveis os reflexos do bem estar físico para a mente e o reflexo das condições mentais em nossa saúde física. Nossas passagens e marcas emocionais são registros neurológicos, nossas impressões e experiências aparecem em nossa postura, disposição e saúde.

O corpo como morada da alma, já dito na Grécia de Platão, muito além da apologia ou culto à beleza física como um fim. Fazer atividade física com regularidade, nos alimentar de forma saudável e intervalada, estabilizando o sono e os hormônios, geram o bem estar que devemos introduzir em nossas vidas.

É muito importante, para quem deseja o fortalecimento emocional, regular o organismo obtendo um metabolismo de ajuda, com energia. O cansaço físico também se transforma em cansaço mental, grande vilão do bem estar entre as pessoas.

Se alguns desenvolvem muitas atividades, encontram espaços para cuidar de si e de seus afazeres, organizam melhor o tempo e fazem distribuições mais saudáveis de energia, isso se reflete em sua auto estima, no otimismo do pensamento e consequentemente no próprio bem estar. Podemos estabelecer estas mudanças de forma gradual em nossas vidas.

Para educar, cuidar dos filhos, investir em relacionamentos e até para conversar com paciência precisamos afastar o cansaço e a preguiça. Dá para discutir com uma mulher na TPM? Falar com um homem com fome?

A falta de energia causada por deficiência de vitaminas, anemia ou sobrepeso, acúmulo de funções, depressão ou excessos no ritmo de vida nos impede de buscar novas possibilidades, outro emprego, um relacionamento melhor. Falta disposição para os outros e para o trabalho, mesmo o lazer fica para depois.

Persistência e determinação, metas realistas com boa alimentação e a prática de atividades físicas: o metabolismo irá aos poucos elevando seu ritmo com ganhos em todos os aspectos, físico e mental.

Os benefícios estão em toda parte: na diminuição de problemas de saúde, dores, depressões, melhora da auto estima, da estética, da disposição, do humor. A primeira medida para o fortalecimento emocional começa com estabelecer mudanças comportamentais, atentar-se para você. Até o s níveis de inveja cedem quando as pessoas passam a cuidar melhor de si e a disciplina e organização são as bases para essas mudanças. Decida-se a melhorar sua vida, começando pelos pequenos hábitos!

Acho perfeita a frase de John Locke, o filosofo do positivismo: “Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo”