Diário da Região

09/11/2017 - 23h21min

BICADAS TUCANAS

Aécio destitui Tasso e expõe 'guerra' no PSDB

O pano de fundo da crise é o embate entre a ala "governista" do PSDB e o grupo que prega o rompimento com a administração Michel Temer

Jonas Pereira /Agência Senado O senador Aécio Neves, da ala do partido que defende apoio a Temer
O senador Aécio Neves, da ala do partido que defende apoio a Temer

O senador Aécio Neves (MG) destituiu nesta quinta-feira, 9, o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB e expôs a crise interna sem precedentes do partido, que está a um mês da convenção nacional que vai definir sua nova direção. Usando prerrogativas do estatuto da legenda, Aécio, presidente licenciado do partido, indicou para o cargo o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, que é o mais velho dos vice-presidentes da Executiva tucana.

O pano de fundo da crise é o embate entre a ala "governista" do PSDB e o grupo que prega o rompimento com a administração Michel Temer. Em nota, o senador mineiro disse que o motivo da destituição foi a "desejável isonomia" entre os candidatos que devem disputar o comando do partido em dezembro: o governador de Goiás, Marconi Perillo, que é apoiado por Aécio e pelos quatro ministros tucanos, e Tasso, que representa a "oposição" e lançou sua candidatura na quarta-feira, 8.

No tiroteio verbal, aliados de Aécio acusaram Tasso de usar a máquina partidária para favorecê-lo, enquanto o outro lado apontou pressão do Palácio do Planalto para beneficiar Perillo na eleição partidária e classificou a troca como "golpe". "Tasso virou o líder de uma facção do partido. Comprou um lado. Ele não pode usar a máquina. Se você entrar no site do PSDB só tem a campanha dele, que até destituiu diretórios que não o apoiam", disse o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Ele e o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), que é aliado de Tasso, chegaram a bater boca no plenário da Câmara. "Goldman já tinha combinado esse golpe rasteiro com o presidente Michel Temer, ministros e com Aécio Neves", afirmou Coelho.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso