Diário da Região

23/11/2017 - 18h04min

FABRICANDO SONHOS

Grupo de teatro inicia temporada de apresentações

Grupo rio-pretense liderado por Guido Caratori e Drica Sanches completa 20 anos no ano que vem

Guilherme Baffi 21/11/2017 Ensaio do espetáculo Apenas um Conto de Natal Caipira, que tem texto e direção de Guido Caratori
Ensaio do espetáculo Apenas um Conto de Natal Caipira, que tem texto e direção de Guido Caratori

O final de 2017 e o ano de 2018 serão movimentados para a Cia. Fábrica de Sonhos, grupo rio-pretense liderado por Guido Caratori e Drica Sanches. A trupe, que completa 20 anos no ano que vem, inicia neste sábado, 25, a temporada de apresentações do projeto Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro, que foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc ICMS), e irá circular por 12 cidades do Estado de São Paulo, com apresentações de espetáculos e realização de atividades formativas gratuitas.

Dois espetáculos do currículo do grupo integrarão a temporada. Trata-se de Apenas um Conto de Natal Caipira, que é inspirado no conto natalino do inglês Charles Dickens (1812-1870) e tem o intuito de abordar o espírito natalino no contexto da regionalização, e Circo Lando - O maior espetáculo da terra, produção que busca evidenciar a riqueza artística por trás da figura do palhaço e conta a história do circo da família Formiga Lando.

A primeira parte da temporada será realizada ainda em 2017, com sessões do espetáculo Apenas um Conto de Natal Caipira. A primeira cidade que receberá a circulação é Cedral. A produção será encenada neste sábado, 25, às 20h, na Rodoviária Municipal. Já no dia 30, o espetáculo será apresentado às 19h, na Praça do Lerario - Feria, em Nova Granada. A programação continua em dezembro, com sessões em Lins, Cosmorama, Novo Horizonte e Potirendaba.

Paralelo as apresentações, em todas as cidades serão realizadas atividades formativas de iniciação as técnicas teatrais. Com duas horas de duração, a ação tem o objetivo de atingir cerca de 200 pessoas e irá apresentar um pouco da pesquisa já desenvolvida pela cia, seus conceitos e técnicas. O grupo quer contribuir para a formação de novos artistas, estimulando o potencial criativo e imaginativo dos jovens participantes, por meio de atividades de integração e até relacionamento de grupo.

Já a segunda parte da temporada do circuito será realizada em 2018, entre março e agosto, com a circulação do espetáculo Circo Lando - O maior espetáculo da terra pelas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Marília, Araras e Mogi Guaçu. A agenda, com horários, dias e locais, ainda está sendo negociada e será divulgada em breve. Nas cidades também serão realizadas atividades formativas, mas que irá explorar a iniciação de técnicas circenses.

A atividade de formação irá compartilhar técnicas circenses de forma pedagógica enfatizando o desenvolvimento técnico e expressivo dos participantes, buscando estimular a pesquisa da linguagem cênica e da dramaturgia no número circense. A oficina objetiva instrumentalizar os participantes, para que esses possam fazer uso da arte circense de forma lúdica ou recreativa.

Ao todo, o projeto irá contemplar 12 apresentações teatrais e 12 atividades formativas em 12 cidades. Esta é a segunda vez que a Fábrica dos Sonhos promove o Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro. A primeira aconteceu em 2015 e contemplou 10 cidades com sessões dos espetáculos Memórias de um Sargento de Milícias e Circo Lando - O maior espetáculo da terra.

A diretora e atriz Drica Sanches conta que baseado na experiência de 2015, o grupo resolveu circular novemante e desta vez com dois espetáculos que agradam o público infantil e adulto. "Escolhemos apresentar em cidades com até 20 mil habitantes e com menor acesso democrático ao teatro e em cidades com porte mais relevante em que temos diálogo e já apresentamos com bilheteria. É uma forma de celebrar os 20 anos do grupo, que será comemorado em 2018." Informações e programação completa: (17) 3364-6844.

Programação

Espetáculo Apenas um Conto de Natal Caipira

  • Sábado, 25, às 20h, na Rodoviária Municipal, em Cedral
  • Dia 30, às 19h, na Praça do Lerario - Feria, em Nova Granada
  • Dia 1º de dezembro, às 14h, no Projeto Varandas, em Lins
  • Dia 15 de dezembro, às 19h, na Praça Candido Borges, em Cosmorama
  • Dia 17 de dezembro, às 20h30, na Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, em Novo Horizonte
  • Dia 22 de dezembro, às 20h30, na Praça Matriz, de Potirendaba

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso