Diário da Região

16/11/2017 - 23h00min

Teatro

Sesi recebe o espetáculo 'Entre quatro paredes do elevador'

Resultado do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Rio Preto, novo espetáculo discute como as pessoas se relacionam quando se encontram em novos contextos

Eder Carvalho_NAC SJRP/Divulgação Presos em um elevador, sem sinal de internet e celular, os personagens distintos são obrigados a se relacionarem e entrarem no mundo dos outros
Presos em um elevador, sem sinal de internet e celular, os personagens distintos são obrigados a se relacionarem e entrarem no mundo dos outros

O que você faria se ficasse preso em um elevador com outras pessoas desconhecidas por algumas horas? Não precisa ser claustrofóbico para sentir aflição só de pensar em ficar trancado no pequeno espaço por algum tempo, mas é este o enredo principal do espetáculo Entre Quatro que estreia nesta sexta-feira, 17, e sábado, 18, no teatro do Sesi, e conta com sessões extras no dia 24 deste mês, e 1º e 2 de dezembro, sempre às 20h, na unidade rio-pretense.

A montagem inédita tem direção e dramaturgia final de Juliana Medeiros e integra as celebrações dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP. A peça faz parte do trabalho coletivo do NAC do Sesi Rio Preto e o elenco é formado por Amanda Pardini, Anthony Ross, Camila Porfirio, Yndy Junior, Deise Alixame, Eder Carvalho, Gi Bueno, H. Lima, Jaqueline Bisca, Jessica Paladino, Juliana Carolina, Kátia Martins, Leandro Pessoa, Mariana Oliveira, Matheus Souza, Rodrigo Lourenço e Valquiria Carvalho.

No espetáculo, quatro pessoas estão presas em um elevador. Sem sinal de internet e celular, a única alternativa é se relacionarem. Aos poucos, permitem-se tocar e serem tocadas pelo mundo do outro. Um acontecimento inesperado muda o rumo das histórias. A produção reflete sobre quem é o estranho diante de nós e quem nós somos quando nos despimos das máscaras sociais.

Reflexão

Juliana Medeiros explica que o espetáculo começa com uma coreografia que fala sobre a automatização do cotidiano. "Personagens distintos estão em três elevadores de determinados prédios. Sem conexão em seus celulares, eles são obrigados a parar e precisam conhecer o outro. Enquanto algumas portas se fecham, outras se abrem, como as portas da comunicação." Fora do elevador, um núcleo de personagens surgem, ilustram, contrastam e completam as histórias.

A peça, que é uma tragicomédia, tem 60 minutos e não é indicada para menores de 14 anos. Juliana Medeiros, que é orientadora do Artes Cênicas do SESI-SP, afirma que o espetáculo está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, neste ano, o tema Portas Abertas. Como nas edições anteriores, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

A orientadora e diretora explica que o processo de aprendizagem se deu de maneira colaborativa. Ela explica que a partir da pesquisa de materiais, laboratórios, apresentação de cenas dramáticas, intervenções performáticas e instalações, foi incentivado a autonomia do aluno e do grupo baseada em relações horizontalizadas, em que todos têm voz ativa e são atuantes nas decisões e acordos coletivos. Assim, enriquecem ainda mais.

Entenda melhor

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral.

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

Serviço

  • Espetáculo Entre Quatro. Sexta-feira, 17, e sábado, 18, 24 deste mês, e 1º e 2 de dezembro, às 20h, no teatro do Sesi. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Informações: (17) 3224-2499 e 3224-6611.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso