Diário da Região

16/11/2017 - 23h00min

LITERATURA

Exposição propõe viagem por Paris

Texto para as obras foi criado pela escritora e poeta Nídia Puig

Divulgação Obras de Regina transitam entre o abstrato e o desenho
Obras de Regina transitam entre o abstrato e o desenho

A artista plástica Regina Cheida se une à designer Nathália Volpe, à escritora e poeta Nídia Puig e ao cenógrafo Augusto Cetrone para promover uma viagem no tempo e no espaço em sua nova exposição Très Bien, C'est Paris!, que promete levar os visitantes para a Paris de diversos períodos da história graças a uma junção dos trabalhos de todos os envolvidos. Parte do projeto Namoro com a Literatura, que une artistas plásticos e escritores, a exposição fica em cartaz no Espaço Cultural do shopping Iguatemi até o dia 6 de dezembro.

Très Bien, C'est Paris! começou a tomar forma antes desses encontros entre os envolvidos. Regina estava criando suas obras inspirada pelo filme Maria Antonieta, da diretora Sofia Coppola. "As obras usavam a paleta de cores do filme, rosas, dourados, tons pastéis, tudo grande e abstrato, com referência à suntuosidade e delicadeza do período e dos elementos que circundavam a rainha. Um emaranhado de cores e sensações", explica.

Mas a proposta inicial se expandiu quando Regina encontrou com a designer Nathália Volpe. "O foco inicial em Maria Antonieta se expandiu para toda a Paris dos mais diversos períodos por conta das joias da Nathália, que trazem uma pegada mais contemporânea, mesmo se tratando de peças vintage", diz a artista.

Nathália garimpa peças vintage de diversas partes do mundo e quando houve o encontro com Regina havia acabado de encontrar uma série de peças de Paris. Ela pega essas joias e desconstrói para depois reconstruir com uma nova pegada. "O clima se mantém nostálgico, porém com pitadas de ousadia na escolha das peças, nas cores e nos materiais, resultado em peças únicas que ganham força e dramaticidade sem perder a ternura", explica a designer sobre o seu trabalho.

Com o direcionamento definido, Regina passou a criar telas que transitam entre estilos de pintura. Ao todo, são 26 trabalhos expostos, dos quais dez investem no abstrato e 16 focam no desenho, numa representação mais realista de pontos e referências parisienses. E para lembrar ainda mais a cidade luz, Regina e Nathália convidaram o cenógrafo Augusto Cetrone para criar uma ambientação especial, transformando o Espaço Cultural em uma pequena Paris.

O toque final veio da escritora e poeta Nídia Puig, membro da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura (Arplec), que traduz em palavras o sentido das obras da artista. "Ela veio, observou as obras, conversamos e depois pegou aspectos técnicos da pintura e transformou em poesia", diz Regina.

Namoro com a literatura

Ao longo de 2017, foram realizadas 15 das 16 exposições programadas dentro do projeto Namoro com a Literatura. A última será realizada de 7 de dezembro a 10 de janeiro, com a artista plástica Norma Vilar.

O projeto é organizado em uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura), a Galeria de Arte Norma Vilar, o shopping Iguatemi e a Trimach.

Serviço

  • Exposição Très Bien, C'est Paris!, de Regina Cheida. De 17 de novembro a 6 de dezembro no Shopping Iguatemi. Visitação gratuita no horário de funcionamento do shopping.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso