Diário da Região

25/10/2017 - 21h00min

Painel de Ideias

A banda do sargento cinquentão

George Harrison dizia não se incomodar com a queima pública dos discos da banda porque sabia que 'o que os fanáticos teriam de fazer, agora que queimaram os discos, era comprar outros para botar no lugar'

Divulgação Fernando Aparecido Poiana | fernando_poiana@hotmail.com
Fernando Aparecido Poiana | fernando_poiana@hotmail.com

'It Was Fifty Years Ago Today! The Beatles: Sgt. Pepper & Beyond', de Alan G. Parker, fala dos aspectos estéticos e circunstanciais que tornaram 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' um disco fundamental para a história dos Beatles e da música. A premissa básica do documentário, desdobrada ao longo da narrativa, é a de que esse álbum representa o apogeu criativo da banda.

Parker começa o filme mostrando como a turnê norte-americana do disco anterior, 'Revolver', foi marcada pela hostilidade de fundamentalistas religiosos empenhados em demonizar a música e o comportamento do quarteto. Essa irracionalidade moralista é citada por Ray Connolly, por exemplo, que conta que as pessoas "estavam queimando discos [dos Beatles] em Memphis [e que os músicos] subiram ao palco achando que poderiam ser baleados". Esse comentário é reforçado por cenas de extremistas tomando as ruas em protestos regados a intolerância, preconceito e moralismo.

O filme também mostra que os Beatles reagiam a essas manifestações com cautela e, sobretudo, deboche. Um dos entrevistados, Tony Bramwell, comenta que George Harrison, por exemplo, dizia não se incomodar com a queima pública dos discos da banda porque sabia que 'o que os fanáticos teriam de fazer, agora que queimaram os discos, era comprar outros para botar no lugar'. Um comentário pragmático e cinicamente espirituoso.

O documentário fala, ainda, de como esse disco se insere, segundo outro entrevistado, Simon Napier-Bell, no contexto de 'uma mudança muito interessante na indústria fonográfica da Inglaterra em 1966, 67'. Napier-Bell conta que na segunda metade dos anos 1960, 'a imprensa começou a usar cada vez mais a palavra 'rock' e aplicá-la a grupos que não eram fantoches, que não eram crias do Tin Pan Alley, e grupos que tocavam músicas autorais e não tinham músicos de estúdio'. O cerne dessa ideia, portanto, é que o redirecionamento de interesses dos jornalistas e críticos alimentou a ambição das bandas de escrever e lançar canções que sobrevivessem à ação do tempo.

O filme também trata de como 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' ajudou a alterar a dinâmica da produção e comercialização de música. Philip Norman, por exemplo, conta no documentário que os Beatles 'levaram meses e meses e gastaram uma fortuna' para terminar o disco, algo quase impraticável para a indústria fonográfica até então. É por isso, Norman explica, que esse e 'outros grandes álbuns da época mudaram o mercado que sempre ditou que o single era o mais importante'. Com o lançamento desse disco, segundo Norman, 'o álbum começou a ser o foco absoluto do que as bandas faziam'.

'It Was Fifty Years Ago Today! The Beatles: Sgt. Pepper & Beyond' mapeia bem os elementos que dão a esse álbum a importância musical e histórica que ele tem. Nesse sentido, o filme pode atrair tanto os beatlemaníacos quanto os interessados nas relações entre música e cultura de modo mais amplo.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso