Diário da Região

16/10/2017 - 17h32min

SINAL AMARELO

A importância de usar o cinto de segurança

Não usar o cinto de segurança é como se jogar em queda livre sem paraquedas

FreePik/Divulgação O cinto de segurança ideal é o de três pontos
O cinto de segurança ideal é o de três pontos

Você se jogaria em queda livre sem paraquedas esperando sobreviver? Certamente que não, mas andar em um veículo sem cinto de segurança é a mesma coisa.

Quando acontece um acidente, as pessoas que estão sem cinto de segurança são arremessadas na mesma direção e velocidade do veículo. Os do banco da frente vão bater contra o painel do veículo e contra o para-brisa, podendo ser jogados para fora do carro. Os que estão no banco traseiro serão jogados para frente com um peso muito superior ao seu próprio. Serão também arremessados para o alto, batendo com a cabeça no teto do veículo, o que pode gerar fratura cervical seguida de ferimento da medula espinhal, e também será jogado para fora do veículo. Poderá também ser jogado para frente e atravessar o para-brisa. Antes disso, porém, esse passageiro terá "atropelado" o da frente. Sendo assim, o passageiro do banco traseiro, sem cinto de segurança, não apenas corre risco como também oferece risco aos que estão no veículo.

Usar o cinto de forma errônea é tão perigoso quanto não usá-lo. O cinto ideal é o de três pontos pois permite o uso do pré-tensionador, cuja função é retrair o cadarço instantes após o impacto, aumentando a distância em relação ao painel (para quem viaja na frente).

Para usar o cinto corretamente, o motorista e passageiros devem ajustá-lo firmemente ao corpo, sem deixar folgas. O cinto nunca deve passar pelo pescoço e sim pelo ombro e meio do peito. A faixa inferior deverá ficar abaixo do abdômen (passando pelos ossos do quadril).

O cinto não pode estar a mais de dois centímetros do corpo, não se pode usá-lo estando deitado, não pode ter dobras, não pode ser anulado com presilhas que deixem o mesmo frouxo, e também deve passar pelas partes fortes do corpo, que é em cima do ombro, meio do peito e abaixo da barriga, no abdômen (mesmo para gestantes, tomando o cuidado para o cinto não passar em cima da barriga).

Testar o travamento para ver se está funcionando perfeitamente é importante. O cinto não pode ser utilizado por 2 pessoas, o uso é individual.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso