Diário da Região

05/10/2017 - 20h49min

CRÍTICA

Filme da Polícia Federal é político, mesmo que digam que não

Longa chega aos cinemas de Rio Preto em pré-estreia nesta quarta-feira, 6

Ique Esteves/Divulgação

Como disse certa vez a crítica de arte e escritora Lisette Lagnado, “toda arte é política”. Quer ela adote um discurso diretamente político ou não, seus efeitos são sentidos no cenário que a cerca. Por isso, diretor, produtor e elenco dizerem que o filme Polícia Federal: A Lei é para Todos não é um filme político não poderia estar mais distante da realidade.

Eles podem até ter tentado criar uma obra que apenas reconta os fatos ocorridos durante determinado período da Lava Jato pela ótica cinematográfica e seguido os macetes de gêneros como thriller de investigação e ação. No entanto, a política já se torna clara no momento em que se escolhe um ponto de vista a ser seguido.

Contar os acontecimentos de acordo com relatos da Polícia Federal e levando em consideração a avaliação dos envolvidos diante dos fatos faz com que o filme penda para um lado, quer eles queriam ou não. Por isso, a apreciação do longa estará diretamente ligada ao posicionamento político do espectador. Deve ser um daqueles casos de ame ou odeie.

Aqueles que acreditam cegamente na operação Lava Jato e vêm na figura do Sérgio Moro um salvador acima do bem e do mal têm tudo para gostar do longa. Já aqueles que possuem qualquer ressalva diante da condução da operação até o momento terão dificuldade em comprar as ideias que o filme tenta vender.

Essa dificuldade de conquistar o espectador que discorda do discurso fica ainda mais complicada por algumas decisões que o longa toma, sendo a principal delas a forma como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é representado. A atuação de Ary Fontoura coloca Lula como um homem arrogante, prepotente e totalmente sem carisma, algo que a gente bem sabe que não é verdade. Quer você goste ou não dele, todos sabemos que ele é carismático.

Outro problema que tive com o longa foi com certos diálogos que soavam artificiais e com um tom de propaganda, dando a impressão de que foram pensados para ressaltar a suposta isenção do longa e coloca-lo em uma zona neutra da discussão.

No mais, analisando o longa de um ângulo puramente cinematográfico, Polícia Federal: A Lei é para Todos é um thriller de ação eficiente. O diretor Marcelo Antunez consegue, com a ajuda dos roteiristas, condensar três anos de operação em pouco menos de duas horas de projeção sem criar confusão e ainda entreter, com boas cenas de ação e uma história que desperta a curiosidade, mesmo que seja para massacrá-la depois.

Confira abaixo a sinopse oficial e o trailer:

Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos da Petrobras, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso