Diário da Região

25/10/2017 - 21h17min

Diário Tec

Ciberataque põe o Brasil em alerta

Ameaça batizada de Bad Rabbit lembra o ransomware que, em maio, infectou desde usuários comuns até empresas e órgãos públicos

Reprodução Tela mostrada ao usuário infectado pelo ransomware Bad Rabbit
Tela mostrada ao usuário infectado pelo ransomware Bad Rabbit

Empresas e órgãos públicos amanheceram em alerta nesta quarta-feira, 25, com a notícia de um novo ciberataque que estava acontecendo em países da como Rússia e Ucrânia. A ameaça do tipo ransomware - que sequestra os dados da vítima e pede um resgate em moeda virtual - foi batizada de Bad Rabbit e lembrou o WannaCry, outro ciberataque global que derrubou serviços públicos e privados, inclusive em Rio Preto, em maio deste ano.

Desta vez, até o Ministério Público (um dos serviços afetados em maio) emitiu comunicado sobre o risco de ciberataque no Brasil. O MP alertou sobre o vírus, que chega por meio de um falso pedido de atualização do Adobe Flash Player, responsável pela reprodução de animações e vídeos nos navegadores. Uma vez infectado, todos os dados do computador são criptografados e os cibercriminosos pedem um resgate em dinheiro para - sem qualquer garantia - liberar os arquivos.

O especialista em segurança da informação Daniel Trindade, engenheiro de software da Yib, afirma que, diferentemente do WannaCry, o Bad Rabbit não tem eficácia na autopropagação. Isso quer dizer que, para infectar uma máquina, o ransonware depende da aceitação do e-mail, bem como a execução do arquivo utilizado como vetor para propagar o vírus. "Por isso ele é menos grave, porém mais assertivo em empresas do que em usuários finais, já que redes como GMail e Hotmail bloqueiam executáveis, o que não acontece em redes corporativas", afirma.

O delegado Higor Vinícius Nogueira Jorge, especialista em crimes cibernéticos, disse que houve apenas casos pontuais de infecção pelo Bad Rabbit no Brasil. Ele ressalta que, para evitar ser alvo da ameaça, não se deve clicar em links desconhecidos, mesmo que seja para atualizar um programa. "Faça a atualização diretamente pelo programa", recomenda.

"Nunca execute arquivos recebidos em e-mails, mesmo de pessoas conhecidas, desconfie sempre", recomenda Daniel. Tanto o engenheiro quanto o delegado destacam a importância de manter o antivírus e o sistema operacional atualizados.

Dicas da Semana

Scanner de bolso

Seja para enviar um documento por e-mail ou guardar uma foto antiga em formato digital, tudo isso exige que algum papel seja digitalizado. Mas nem sempre temos um scanner à disposição. Alguns aplicativos, no entanto, são capazes de transformar a câmera do seu celular em um verdadeiro scanner de bolso. Confira algumas opções.

 

Office Lens

É o app do gênero oficial da Microsoft. Com ele, é possível cortar, otimizar e tornar legíveis os documentos e fotos digitalizados. Os arquivos ainda podem ser salvos automaticamente no One Note ou no One Drive, a nuvem da Microsoft.

    

 

Adobe Scan

O app desenvolvido pela Adobe transforma qualquer documento em um arquivo PDF. Com tecnologia de reconhecimento de texto, o aplicativo ainda é capaz de transformar o conteúdo em um texto que pode ser reutilizado em outros programas.

 

PhotoScan

Desenvolvido pelo Google, este aplicativo é voltado à digitalização de fotografias. Diferente de tirar uma foto da foto, com esse app é possível eliminar reflexos e criar digitalizações avançadas de fotos reveladas em papel.

Trending

Divulgação Steve Jobs em cena do documentário 'Steve Jobs: The man in the machine'
Steve Jobs em cena do documentário 'Steve Jobs: The man in the machine'

Oportunidade

O Twitter está com vagas abertas para estagiários no Brasil. Ao todo, são 9 vagas para trabalhar na filial em São Paulo, ganhando uma bolsa-auxílio de R$ 1.962, além de vale-refeição, vale-transporte e auxílio-academia. Os interessados devem estar cursando qualquer graduação com conclusão prevista entre junho e dezembro de 2019, dominar um segundo idioma e "ser apaixonado pelo mundo digital". Para se cadastrar no processo seletivo, basta acessar: recrutamento.ciadeestagios.com.br/twitter/.

Documentário

Os apaixonados pelos produtos da Apple já contam os dias para a estreia do documentário "Steve Jobs: O Homem e a Máquina", que conta a história do fundador da marca. O filme vai fundo no modo de trabalho de Jobs e desvenda sua influência no mundo do design e da tecnologia. O documentário estreia no dia 16 de novembro, na Netflix.

Fidelidade

E por falar em Netflix, uma pesquisa apontou que 80% dos assinantes do serviço de streaming não pagam para assistir filmes e séries em plataformas concorrentes. Os dados são da SecondMesure, uma empresa que rastreia e analisa pagamentos em cartão de créditos nos Estados Unidos.

Wi-Fi nas alturas

A Latam Brasil anunciou na última terça-feira, 24, que pretende oferecer internet sem fio aos passageiros a partir do primeiro trimestre de 2018. A instalação em toda a frota está prevista para junho de 2019. Mas não será de graça. A empresa venderá pacotes adaptados às necessidades de cada cliente, oferecendo opções que vão desde o básico ao mais avançado.

Novo app

Pela primeira vez, uma empresa de cartões de crédito criou um aplicativo para ser utilizado pelos dependentes que utilizam os cartões adicionais. Antes, a funcionalidade era disponibilizada apenas ao titular do cartão. O app, criado pela Porto Seguro Cartões, já está disponível para usuários de Android e iOS.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso