Diário da Região

05/10/2017 - 23h54min

TERCEIRA IDADE

Mostra revela longevidade pela arte

Apesar da invisibilidade imposta pela sociedade ao idoso, a terceira idade se mantém ativa nos mais variados segmentos.

João Caldas/Divulgação A atriz Walderez de Barros em cena de Hécuba, peça dirigida por Gabriel Villela
A atriz Walderez de Barros em cena de Hécuba, peça dirigida por Gabriel Villela

Apesar da invisibilidade imposta pela sociedade ao idoso, a terceira idade se mantém ativa nos mais variados segmentos. E o Sesc Rio Preto usa o universo artístico como recorte dessa longevidade que apenas enriquece as relações humanas. Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), o Sesc propõe uma reflexão sobre o envelhecimento por meio de atividades como espetáculo, oficina e bate-papo.

Trata-se da Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte, que tem início nesta quarta-feira, 4. Quem abre a programação é o dançarino e coreógrafo Mário Nascimento, que comemora suas três décadas de carreira com o espetáculo solo O Homem Invisível. Inspirado no personagem que dá título ao romance escrito em 1897 por H.G. Wells, o artista traz a reflexão sobre quem seriam as pessoas invisíveis nos dias de hoje.

Quem seriam aqueles que a sociedade não vê, ou não quer ver? Para o dançarino e coreógrafo, que também vai ministrar uma oficina dentro da programação da Mostra Sentidos, é do confronto entre a invisibilidade imposta e o desejo por existir no mundo que nasce uma força genuína capaz de trazer movimento e uma mudança de pensamento e comportamento na sociedade.

Laura Camarano/Divulgação Em O Homem Invisível, Mário Nascimento põe a invisibilidade social em debate
Em O Homem Invisível, Mário Nascimento põe a invisibilidade social em debate (Foto: Laura Camarano/Divulgação)

Longevidade no palco

Uma das atrizes referenciais na história do teatro brasileiro, Walderez de Barros conduzirá, nesta sexta-feira, 6, o bate-papo Teatro, Criação e Longevidade. Aos 77 anos, ela se mantém presente tanto nos palcos como na televisão. No bate-papo, a atriz falará sobre a sua experiência de envelhecimento em pleno exercício de sua criatividade e talento, além das dificuldades que enfrenta no mercado de trabalho artístico.

Ao longo de 50 anos de carreira, Walderez notabilizou-se por parcerias com grandes dramaturgos e diretores de teatro, entre eles Gabriel Villela, que esteve com ela em suas produções mais recentes: Rainhas do Orinoco (2016) e Hécuba (2011), que marcou seu retorno aos palcos após um hiato de oito anos.

A programação da Mostra Sentidos encerra-se neste domingo, 8, quando será realizado o Encontro de Mestres, com a participação de três grupos de danças folclóricas: a Cia. de Folia de Reis de Olímpia, o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas (GODAP) e Terno de Congada Chapéu de Fitas. No encontro, os mestres idosos desses grupos se reúnem para uma conversa sobre a importância da transmissão dos saberes e fazeres da tradição oral. Ao final, cada grupo fará uma apresentação de dança.

Serviço

  • Mostra Sentidos - A Longevidade na Arte. De amanhã a domingo, no Sesc Rio Preto (Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333). Gratuito. Informações: (17) 3216-9300

Programação

Amanhã

  • 20h - Espetáculo O Homem Invisível, da Cia. Mário Nascimento

Quinta-feira

  • 14h - Oficina Dança, Autoestima e Não Invisibilidade, com coreógrafo e dançarino Mário Nascimento

Sexta-feira

  • 14h30 - Bate-papo Teatro, Criação e Longevidade, com a atriz Walderez de Barros

Domingo

  • 16h30 - Encontro de Mestres da Cultura Popular (Grupo de Folia de Reis de Olímpia, Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas e Terno de Congada Chapéu de Fitas)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso