Diário da Região

05/10/2017 - 22h56min

MOSTRA DE ARTES

Incubadora une a teoria e a prática na Casa de Cultura

Projeto abre espaço para alunos dos Núcleos de Arte se apresentarem

Renan Pazeto/Divulgação O espetáculo Precisamos Falar Sobre faz parte da programação
O espetáculo Precisamos Falar Sobre faz parte da programação

Com o intuito de aliar teoria e prática, nasceu o projeto Incubadora – Mostra de Artes, que será realizado nesta sexta-feira, 6, das 18h à meia-noite, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Nessas seis horas de duração, o espaço receberá 24 ações, sendo um show de abertura feito por Pâmela da Silva e Renan Maio, cinco espetáculos de ex-alunos contemplados do Nelson Seixas, cinco oficinas e 13 espetáculos criados pelos núcleos de artes.

“A ideia da Incubadora nasceu da reunião de planejamento de aulas para o segundo semestre dos núcleos de arte. O cerne da coisa toda sempre é a formação do aluno, aliar a teoria e a prática. Sentimos a necessidade, juntamente com os alunos, de formar núcleos de pesquisas cênicas, gerando os embriões dessa nossa incubadora”, explica um dos coordenadores do projeto, o dramaturgo, diretor e professor Tiago Mariusso.

Toda a programação foi dividida em três módulos: laboratório de criação, produção dos núcleos de arte e estreitamento. No laboratório, alunos e a comunidade poderão usufruir de oficinas como contação de história, canto, dança clássica, dança urbana e artes plásticas.

A produção dos núcleos (Casa de Cultura, Roberto Farah e Santa Cecília, além do Centro De Convivência da Juventude) reúne experimentos, cenas e espetáculos propostos pelos alunos sob a supervisão dos professores.

“Neste módulo, temos destaques para dramaturgia e roteiros feitos pelos alunos, direção de cena, figurino, maquiagem e também produção. Os alunos da Casa de Cultura têm a opção de fazerem todos os cursos caso queiram. E muitos optam por isso, o que acaba gerando trabalhos híbridos, cheios de vitalidade, sem a preocupação em designar um gênero ou área específica”, conta Tiago.

Com essa possibilidade de manifestação artística livre, sem seleções, os organizadores da Incubadora querem discutir com os alunos o que eles querem contar, afirma Tiago. “Queremos saber o que interessa para eles nesse momento sociopolítico-cultural tão importante em que estamos vivendo, onde a manifestação artística torna-se tão ‘vulnerável’ nas manobras políticas de massa.”

Por fim, o estreitamento é o módulo que traz para a mostra trabalhos de ex-alunos da Casa de Cultura, premiados dentro do Nelson Seixas. “É o módulo que germinou. São trabalhos que a grande maioria já foi aluno da Casa de Cultura e hoje produz arte como profissão”, diz o professor, que acredita nessa troca constante dos alunos com o vigor e a expectativa do novo e os que estão na estrada trazendo a experiência, os erros e acertos. “Enfim, todos saem ganhando.”

Enriquecimento

Abrir esse espaço de apresentação e experimentação é uma forma de os professores da Casa de Cultura agregarem uma agenda intensa de aprendizado e amostragem de resultados. Segundo Tiago, os alunos que procuram o espaço estão sedentos por conhecimento e querem expressar o que aprendem.

“Estamos apenas emergindo a vontade deles. Para a cidade, considero, como todos os eventos culturais que tivemos esse ano, de extrema importância, pois estamos mostrando que ‘Rio Preto continua, sim, artista’ o ano todo. Borbulhando de produções e pessoas interessadas em aprender, fazer e consumir arte e cultura.”

Por isso que o projeto é descrito como algo feito da formação para a formação. O foco, segundo Tiago, é o aluno e o que esse evento pode trazer para a sua formação enquanto artista e cidadão consciente do seu papel transformador na sociedade.

“O trabalho não se encerra após a meia-noite do dia 6. Ele continua nas próximas aulas, debatendo o que foi assistido, o que foi produzido. Tanto na parte conceitual quanto na técnica.”

Serviço

Incubadora - Mostra de Artes, dia 6 de out ubro, a p artir das 18h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Entrada gratuita.

Programação Incubadora – Mostra de Artes

18h

  • Abertura - Acústico, com Pâmela da Silva e Renan Maio, no Palco Externo (Música)
  • Normal V.2, Robô Filmes, no Saguão (Artes Visuais)

18h30

  • Humalteridade, Asa de Borboleta, no Palco Externo (Performance)
  • Indo - O que Fizemos que Estamos, Café Insônia, na Cozinha (Artes Visuais)

19h

  • Violão, Piano e Teclado, Núcleo de Artes Roberto Farath, no Palco Externo (Música)
  • Oficina de Contação de Histórias com Cia Apocalíptica, na Sala 2B
  • Oficina de Canto com Glaucia Mortensen Faim, na Sala 3
  • Oficina de Danças Urbanas com Evandro Fernandes, na Sala 4
  • Oficina Por dentro da Dança (Clássico) com Luiz Ricardo, na Sala 5
  • Oficina Artes Plásticas com Elaine Barbosa, Márcia Resende e Patrícia Batista, na Sala 6

20h

  • Cérebro de Elefante, da Cia Ir e Vir, no Jardim Interno (Teatro)

21h

  • O Julgamento em Processo, na Sala 2B (Teatro)
  • Convivência, na Sala 3 (Teatro)
  • Tia Dita, na Sala 4 (Dança)
  • Tia Dita, na Sala 5 (Dança)

21h30

  • Elas por Elas, na Sala 2B (Teatro)
  • BUG, na Sala 3 (Teatro)

22h

  • Teatro, na Sala 2B (Teatro)
  • Precisamos falar Sobre, na Sala 3 (Teatro)
  • Nós da Terra, na Sala 4 (Dança)
  • Eros e Psiquê, na Sala 5 (Performance)

22h30

  • Cárcere - Por Sophia, na Sala 2B (Teatro)
  • Cine Beiju, na Sala 3 (teatro)

23h

  • Quase Nada, da Minha Nossa Companhia, na Sala 2 (Teatro)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso