Diário da Região

25/10/2017 - 21h00min

M DE MARIAS

Exposição retrata a mulher atual

Essa é a mais nova etapa do projeto Namoro com a Literatura

Mara Sousa 25 /10/2017 Germana Zanetti ( preto ) convidou a escritora Vera Milanesi e ainda conta com a participação da filha Veridiana
Germana Zanetti ( preto ) convidou a escritora Vera Milanesi e ainda conta com a participação da filha Veridiana

A mulher contemporânea e suas muitas faces, cores e estilos são a inspiração para o trabalho da arquiteta e artista plástica Germana Zanetti e que resultou na exposição M de Marias, cujo lançamento está marcado para esta quinta-feira, 26, às 20h, no Espaço Cultural Iguatemi. O projeto faz parte da série Namoro com a Literatura, que reúne artistas plásticos e escritores para um diálogo entre as duas formas de arte. Em M de Marias, quem assina o texto com a visão literária das obras é a escritora Vera Milanesi.

A artista leva para o espaço 23 trabalhos inéditos em acrílico sobre tela e aquarela sobre papel retratando a sua personagem tradicional, a Maria. Desta vez, Germana se preocupou em apresentar o cotidiano da mulher em diferentes situações - apaixonadas, alegres, sonhadoras, santas. "É uma representação diversa das mulheres. A grande mensagem das Marias é que temos que ser feliz e respeitar as diferenças", conta Germana.

Segundo ela, as Marias surgiram em sua vida de uma forma que ela não sabe muito explicar. Germana começou a pintar despretensiosamente e, de repente, elas foram ganhando reconhecimento e espaço. Tanto que ela diz que não pretende parar de levar essas mulheres para suas obras. "Fazer mulheres é uma delícia. A mulher é toda colorida por si só e nunca vão faltar inspirações. Meu olhar de arquiteta me faz viver atenta ao meu entorno e ele sempre me inspira."

Mas isso não quer dizer que a artista plástica não irá expandir seus horizontes. E essa exposição é um passo já nessa direção. Além das telas, Germana apresenta pela primeira vez 12 cerâmicas criadas a partir de suas Marias. "Fui convidada esse ano para a criação do figurino de um espetáculo de teatro usando minhas Marias. Nesse processo de criação vi que elas poderiam ir para outras formas de arte."

Foi aí que a cerâmica chamou a atenção de Germana, especialmente pela versatilidade que ela apresenta e pelas infinitas possibilidades e surpresas que reserva. "Gosto da sensação de não saber o que vai acontecer. Pinto a cerâmica e ela sempre me surpreende. Quando levo para o forno, há uma mudança nas cores e gosto dessa expectativa pelo resultado. E sempre foram surpresas boas", afirma.

Outra novidade da exposição é a presença da filha de Germana, Veridiana, que criou sua própria arte para dividir espaço com o trabalho da mãe. "Pinto no convívio da casa, não tenho um espaço fechado para isso, e meus filhos estão sempre observando. Um dia, ela quis começar a pintar. Sugeri que, para a exposição, fizesse sua leitura das Marias, mas ela me disse que as Marias eram minhas, que ia desenhar o que quisesse", conta rindo.

Literatura

A parceria com Vera Milanesi surgiu da empatia que a Germana tinha com o seu trabalho. "Eu já conhecia os textos da Vera, mas a partir da escolha começamos a ter uma relação mais próxima e o entrosamento foi instantâneo", recorda.

"Antes mesmo da exposição, tínhamos certa intuição de que nossas diferentes expressões artísticas dialogavam entre si. Quando ela me fez o convite, achei muito interessante o vínculo que se estabeleceu entre suas telas e meus poemas", completa Vera.

Esses vínculos estão no diálogo a partir da busca e expressão da beleza da vida, afirma a escritora. "Percebo que tanto ela quanto eu buscamos expressar o belo naquilo que criamos e, até mesmo, tentamos criá-lo quando não conseguimos encontrá-lo no mundo ao nosso redor."

Para a criação dos textos, Vera fez uma investigação do processo criativo de Germana. "Além disso, analisei as obras escolhidas para esta exposição e criei alguns poemas para a obra como um todo e outros pequenos poemas para cada uma das telas. Conforme fui convivendo com os quadros da Germana, foi inevitável escrever mais e mais. Senti muito desejo de expressar o que via em cada um deles. A minha conexão foi total e espero, de coração, que essa parceria continue por muitos e muitos anos", acrescenta.

Serviço

  • Exposição M de Marias, de Germana Zanetti com textos de Vera Milanesi. De 26 de outubro a 15 de novembro, no Shopping Iguatemi

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso