Exposição traz telas, esculturas e textosÍcone de fechar Fechar

NAMORO COM A LITERATURA

Exposição traz telas, esculturas e textos

As peças criadas pela dupla ficam expostas no centro de compras até o dia 25 de outubro


    • São José do Rio Preto
    • máx 33 min 22

O escultor Romildo Cardozo e o artista plástico Sebastião Rodrigues se unem para a exposição Rabiscos em aço/Cores para alma, mais uma etapa da série Namoro com a Literatura realizada pelo shopping Iguatemi. As peças criadas pela dupla ficam expostas no centro de compras até o dia 25 de outubro acompanhadas do texto do professor e ensaísta Aguinaldo Gonçalves, que ocupa a cadeira de número 20 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLC).

Essa exposição é a primeira de Sebastião em mais de dez anos em Rio Preto. “Minha ligação com o Sebastião é de muitos anos e nossos trabalhos se completam. Fiz o convite e ele aceitou, essa é a terceira mostra que fazemos juntos e são quase 35 anos de amizade”, conta Romildo, que traz suas esculturas feitas em aço termodinâmico para o espaço.

O escultor manipula o aço para criar formas que representam imagens de corpos femininos e outras figuras abstratas. “O título da minha parte, Rabiscos em aço, é uma representação direta do processo criativo. Faço rabiscos do que pretendo criar no papel antes de passar para a fase de manipulação do aço que também vai ajudando a ditar o caminho do trabalho, os próprios resíduos vão inspirando e mostrando a direção”, explica.

Já Sebastião, que passou por diversas fases artísticas, do figurativo ao abstrato, apresenta nessa mostra uma nova vertente. Inspirado em uma temporada em que esteve na Índia, trabalhando com pesquisa em um ateliê, o artista pinta seu novo manifesto. “Não tenho a pretensão, por exemplo, de pintar uma rosa, pois ela já está pronta na natureza e ela é perfeita. Nessas obras a figura e o sentimento representado em cada tela se forma através e conforme o olhar de cada um”, revela.

A exposição Rabiscos em aço/ Cores para alma é aberta ao público, durante o horário de funcionamento do shopping.

Serviço

  • Exposição Rabiscos em aço/Cores para alma, até o dia 25 de outubro, no Shopping Iguatemi