Diário da Região

05/10/2017 - 17h14min

PREGADOR DA SIMPLICIDADE

Exposição do artista Kelsen Arioli homenageia São Francisco de Assis

Hoje é dia de São Francisco de Assis. Nascido em 1182, em Assis, pequena cidade da região da Umbria, na Itália, Francesco Giovanni di Pietro Bernardone foi um adolescente alegre, popular na aristocracia da região e apreciador da boa vida.

Mara Sousa Telas e esculturas produzidas por Kelsen Arioli podem ser conhecidas até o dia 10 de outubro no centro de compras
Telas e esculturas produzidas por Kelsen Arioli podem ser conhecidas até o dia 10 de outubro no centro de compras

Hoje é dia de São Francisco de Assis. Nascido em 1182, em Assis, pequena cidade da região da Umbria, na Itália, Francesco Giovanni di Pietro Bernardone foi um adolescente alegre, popular na aristocracia da região e apreciador da boa vida. Filho de comerciantes ricos, ele lutou na guerra contra Perugia, foi capturado e passou um ano preso. Solto, ficou doente e de cama durante meses. Neste período, iniciou sua conversão.

Perdeu interesse pelo dinheiro e pela vida boêmia, renunciou aos seus bens e fez o voto de pobreza. À frente de sua época, Francisco de Assis enfrentou resistência da sociedade para pregar suas ideias. Com personalidade forte, ele se tornou missionário e pregador, e dedicou a sua vida as pessoas miseráveis e doentes. Foi dele a ideia da criação do presépio no dia de Natal. Protetor dos animais, ele morreu aos 44 anos, em 1226, e foi canonizado em 1228 pelo papa Gregório IX.

Em Rio Preto, ele, que é conhecido no mundo como santo padroeiro da Itália, além de padroeiro do meio ambiente e da ecologia, será homenageado. Quem for até o primeiro piso do Plaza Avenida Shopping, verá cerca de 80 obras do santo que está sempre com veste franciscanas e rodeado por pássaros. A exposição, denominada Os Franciscos, reúne telas e esculturas produzidas pelo decorador de festas e artista plástico Kelsen Arioli, e obras doados por artistas anônimos.

Arioli dedicou o último ano à produção das obras de artes em homenagem ao santo que criou a Ordem Franciscana para assumir a missão de divulgar o evangelho e se tornar o pregador da alegria e da paz, da pobreza e do amor de Deus. Aos 38 anos, o artista rio-pretense também é um protetor dos animais na cidade e dedica-se seu tempo ao cuidado de crianças, adolescentes e adultos que buscam tratamento em Barretos.

Além de expor as obras, o artista plástico e decorador vai vender as obras e o valor arrecadado será revertido para ajudar instituições e protetores independentes que cuidam de animais de rua para a compra de ração e medicamentos. O dinheiro será usado para comprar alimentos para a Casa Acolhedora Vovô Antônio, de Barretos, que aloja pacientes de todas as regiões do Brasil e da América Latina, que estão em tratamento no Hospital de Câncer de Barretos. As peças estarão à venda, com preços a partir de R$ 20.

Esta é a primeira grande exposição de Arioli, que tem 20 anos de carreira. Quem visitar a exposição, verá obras produzidas em técnicas e materiais diversos, que inclui óleo sobre tela, stencil, aplicação com madeira, tinta óleo, produtos e pigmentos naturais e gesso. A mostra fica aberta para visitação até o dia 10 de outubro. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos, das 14 às 20 horas. A entrada é gratuita.

O público poderá ver obras com diversos detalhes do santo conhecido pela simplicidade, dedicação e amor ao próximo. A mostra tem apenas uma santa Clara entre tantas imagens de São de Francisco. Arioli conta que inclui Santa Clara de Assis porque ela foi uma das discípulas do santo. “Tenho certeza de que o público irá aprovar a exposição, ainda mais pelo caráter filantrópico que a iniciativa tem.”

Serviço

  • Exposição sacra Os Franciscos, de Kelsen Arioli. De hoje até dia 10 de outubro, no Plaza Avenida Shopping. Gratuito. Informações: (17) 3355-0200.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso