Diário da Região

25/10/2017 - 21h12min

O CÂNCER NA TELA

Seminário discute prevenção, tratamento e pesquisa do câncer

Aspectos foram discutidos durante o Seminário "Câncer - Prevenção, Tratamento e Pesquisa", promovido pelo Diário da Região nesta quarta

Johnny Torres O público pode debater e tirar dúvidas sobre o câncer com os especialistas presentes no Seminário
O público pode debater e tirar dúvidas sobre o câncer com os especialistas presentes no Seminário

A disseminação de informações confiáveis é fundamental para promover a prevenção e o tratamento precoce do câncer, mas o controle da doença depende fundamentalmente de mudanças de hábitos cotidianos como o combate à obesidade e ao sedentarismo. Estes e outros aspectos foram discutidos durante o Seminário "Câncer - Prevenção, Tratamento e Pesquisa", promovido pelo Diário da Região nesta quarta-feira, dia 25.

O evento, realizado na sala de cinema do Shopping Iguatemi, abriu espaço para discussão, orientação sobre formas de prevenção e tratamento do câncer com a participação de médicos especialistas, profissionais de diversas áreas da saúde, população em geral e até crianças.

O Seminário foi promovido pelo Diário da Região em conjunto com o Shopping Iguatemi Rio Preto e em convênio com o Hospital de Câncer de Barretos (HC), contando com o patrocínio da Unimed Rio Preto e apoio da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Água Levity, Triunfo Transbrasiliana e Cinépolis.

Diferente de palestras convencionais, esta edição do encontro foi dedicada à interação entre público e especialistas. O objetivo foi tirar dúvidas da população sobre a prevenção, fatores de risco e tratamento.

O médico Luis Eduardo Rosa Zucca - mestre em Oncologia e coordenador médico do Departamento de Oncologia Clínica do HC - abriu o evento falando sobre as pesquisas clínicas na área de medicamentos para tratamento do câncer

No segundo bloco, os especialistas responderam perguntas e comentários da plateia, dos organizadores e dos próprios palestrantes. No palco estavam a médica Aline Franzotti (especialista em Dermatologia, com atuação nas áreas Clínica, Dermatopediatria, Oncodermatologia, Dermatologia Cirúrgica e Cosmiatria), e os médicos Miguel Zerati Filho (especialista em Urologia, chefe do serviço da residência médica do Instituto de Urologia e Nefrologia de Rio Preto e responsável pela Urologia Pediátrica da Funfarme/HCM), Newton Antonio Bordin Junior (cancerologista e mastologista, professor do Departamento de Ginecologia da Famerp e responsável pela residência médica de Mastologia) e Plinio Luis Luppino (doutor em Medicina e Clínica Médica, professor adjunto de clínica médica da Famerp, especialista em Nutrologia e Patologia Clínica).

Aline Franzotti falou sobre o câncer de pele, Zerati Filho sobre câncer de próstata, Newton Bordin Junior sobre câncer de mama e Plinio Luppino esclareceu dúvidas sobre a associação entre alimentação e a doença.

"Unimos nossos esforços em prol de um debate esclarecedor", afirmou Fabiano Castro Buzzini, diretor do Grupo Diário da Região. Para ele, a informação é a mais importante ferramenta no combate a este tipo de doença porque ajuda no diagnóstico precoce.

O evento também teve papel solidário. Cada inscrito levou dois litros de leite em embalagem longa vida, que serão todas doadas ao HC.

Grupo de estudantes participou das discussões sobre câncer  (Foto: Johnny Torres)

Estudantes participam

Entre as poltronas da sala 2 do Cinépolis, no Shopping Iguatemi Rio Preto, um grupo de adolescentes entre 13 e 14 anos de idade chamava a atenção. Os jovens acompanhavam atentamente a discussão e faziam perguntas aos médicos.

Os adolescentes são estudantes da escola Maria Peregrina e usaram o Seminário como apoio ao trabalho que realizam na escola. Desde o início do ano, os estudantes escolheram o tema "Câncer na Infância" como objeto de pesquisa.

"Trabalhamos com projetos e eles quiseram falar desse tema", afirmou Luciana Pereira da Silva, tutora de alunos da Maria Peregrina. "Por isso viemos no Seminário. Foi uma maneira de colocar esse jovens em contato direto com os médicos."

Após o Seminário, os alunos aproveitaram para fazer um bate-papo com o médico Newton Bordin Junior.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso