Diário da Região

30/09/2017 - 17h37min

SAÚDE DA MULHER

Em sua 7ª edição, Outubro Rosa quer estimular a mudança de hábito

Objetivo é melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, evitar o surgimento do câncer e de inúmeras outras doenças

Em sua sétima edição, a campanha Outubro Rosa quer estimular nos rio-pretenses a mudança de hábito para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, evitar o surgimento do câncer e de inúmeras outras doenças.

“As pessoas estão esquecendo da responsabilidade que têm com a sua própria saúde. Nossa atitude perante a vida está diretamente ligada ao surgimento de doenças como o câncer. E a gente pode mudar isso”, comenta a psicóloga e coach Bel Garcia, que coordena a campanha em Rio Preto.

Desde que foi iniciada na cidade, a campanha Outubro Rosa, que tem como foco principal o câncer de mama, passou a envolver outros tipos de câncer (próstata, pulmão e pele), levando para a comunidade informações sobre a prevenção dessas doenças.

“Falar dos cuidados preventivos está gerando resultados muito positivos. Nossas clínicas parceiras, por exemplo, confirmam que há uma procura maior pelos exames de diagnóstico. Por isso, a campanha deste ano tem como alvo as atitudes cotidianas das pessoas que interferem na qualidade de vida, seja a alimentação, a prática de exercícios físicos, o hábito de visitar o médico periodicamente ou os relacionamentos sociais”, explica Bel.

Uma das ações da campanha deste ano teve início bem antes de outubro. Trata-se do projeto Vida Nova, que reúne voluntários para ajudar as pessoas que querem parar de fumar. Foram formados três grupos, que fazem encontros semanais ao longo de dois meses.

“A vida é um bem precioso, mas ela somente é colocada em primeiro plano quando a pessoa recebe um diagnóstico negativo do médico. O câncer traz consigo a ideia da morte. A vida é, sim, finita, e o seu começo e seu fim não depende da gente. Mas o intervalo entre esse começo e esse fim está diretamente ligado aos nossos hábitos. É sobre isso que a campanha quer tratar”, reforça a psicóloga e coach.

No Outubro Rosa 2017, os destaques são duas ações que serão realizadas no Super Muffato: Roda da Vida e Flores do Bem. A primeira se constitui em uma roleta dividida em quatro cores, cada uma relacionada a um tipo de câncer. A pessoa gira a roleta e, conforme a cor, terá de responder perguntas sobre aquele tipo de câncer. “É uma forma de alertar e informar por meio do lúdico, promovendo a prevenção de maneira descontraída.”

Já na ação Flores do Bem, as pessoas serão estimuladas a escrever mensagens de incentivo para pacientes em tratamento de câncer. “Essas mensagens serão entregues aos pacientes com botões de rosa. O objetivo é criar uma corrente do bem”, destaca Bel.

Segundo a psicóloga e coach, tudo que faz bem para a alma também faz bem para o corpo. “Por isso, a mudança é necessária, pois tudo a nossa volta mudará também.”

Programação

Quarta-feira

20h - Roda de conversa aberta à população na clínica Virgo (Rua Raul Silva, 336)

Quinta-feira

20h - Abertura da campanha Outubro Rosa no Automóvel Clube: desfile e apresentação do violinista Abner Tofanelli e da Cia. de Dança do Espaço Árabe (Veronika Nahid)

Dia 11

16h30 às 19h30 - Roda da Vida no Super Muffato, para alertar e informar de forma lúdica e descontraída

Dia 17

16h30 às 19h - Ação Flores do Bem no Super Muffato, para estimular pessoas a escrever mensagens de incentivo para pacientes em tratamento de câncer

Dia 18

19h30 - Palestra na Unorp com o tema Empoderamento Feminino (Bel Garcia, Eudes Quitino, Rachel Fogaça e Salvador Hernandes)

Dia 28

11h - Encerramento da campanha no Super Muffato, com intervenção realizada pela escola de dança Passo a Passo 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso