Diário da Região

30/09/2017 - 13h36min

Saúde

Mais que um treino, MUAY THAI promove o empoderamento da mulher

Socos, chutes, cotoveladas e joelhadas aceleram o metabolismo, tonificam o corpo, melhoram a autoestima feminina e ajudam a elevar o nível de felicidade

Guilherme Baffi Treinamento muay thai
Treinamento muay thai

"O corpo é o templo da alma. E, como todo templo, o corpo precisa ser muito bem cuidado, pois o pensamento e a energia que emanamos reflete diretamente na saúde." Essa é a filosofia do professor de muay thai Fábio Rebello, faixa preta de kendo. Segundo Fábio, é por isso que o muay thai tem se tornado o esporte favorito de celebridades e blogueiras. "As mulheres aderiram ao muay thai porque ele acelera o metabolismo, queima muita caloria, define os músculos e, consequentemente, transforma a vida da mulher. Elas se sentem mais focadas, felizes com o corpo, se alimentam melhor e ficam com a autoestima muito elevada. Portanto, o muay thai proporciona o empoderamento feminino", afirma o professor.

"Embora espante, num primeiro momento, por ser uma luta, as mulheres descobrem nessa arte marcial que as suas principais armas são o sorriso e palavras gentis", ensina.

Há um ano, a jornalista Luana Curti, de 42 anos, e mais três amigas aderiram às aulas de mauy thai. Desde então, ela diz se sentir outra pessoa. "Perdi peso e estou com o corpo mais definido. Mas a aula tem uma energia muito boa e saímos do treino muito mais feliz", conta. "Os movimentos são dinâmicos, o que se torna divertido e desestressante. Além de socos e chutes, as aulas têm muitos exercícios aeróbicos e agachamentos. Mas tudo com o próprio peso do corpo, para não machucar", diz. Em 40 dias, Luana conseguiu perder seis quilos - aliando o muay thai a uma dieta alimentar e a outros exercícios físicos.

Queima calória

O educador físico e professor de muay thai Marcos Antônio Ramos, de Rio Preto, explica que a queima calórica desta arte marcial depende do nível do praticante. "Engana-se quem pensa que é possível perder 1.000 calorias em uma aula. Iniciantes perdem, em média, 300 calorias. Alunos em nível intermediário, 500 calorias, em média. E atletas em nível avançado podem queimar quase 1.200 calorias em uma hora e meia de treino", afirma.

Acelera o metabolismo

A psicóloga Érika Sangolete Silva, 40 anos, diz que o metabolismo fica "muito mais acelerado". Adepta ao esporte há 4 anos, Érika conta que o muay thai melhorou seu condicionamento físico, aumentou a flexibilidade e deixou os músculos mais definidos. "Os treinos são bem intensos e me sinto mais disposta", afirma.

Corpo torneado

Segundo o professor Marcos, em pouco tempo de treino é possível perceber as roupas mais folgadas. Como o muay thai trabalha os músculos e exige muito agachamento, quando associado a uma alimentação balanceada, em três meses é possível perceber o corpo mais torneado. "Senti muita diferença, especialmente no glúteo e músculos da perna", conta Luana.

Maior flexibilidade

O educador físico Marcos também destaca a flexibilidade como um dos principais benefícios desse esporte. A dermatologista veterinária Silvia Cristina Hernandes de Paula, 48 anos, começou a praticar o esporte há um ano, depois que descobriu o rompimento de ligamento em um dos joelhos. "Para evitar a cirurgia, fiz musculação por dois anos. Depois optei pelo muay thai, mas tinha muito medo de chutar. No início, os chutes chegavam até a cintura do professor. Hoje, o meu chute chega a mais de 1,70m de altura", observa.

Força e agilidade

Fábio explica que esta arte marcial utiliza muitos exercícios calistênicos, ou seja, que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos (como polichinelo) e de resistência muscular localizada (abdominais e flexões de braço). "A pessoa sai do estado de letargia. Além de se sentir com força e agilidade, também se sente mais disposta, afastando qualquer estado de depressão", diz.

Autoestima

Além de se divertir na aula, a mulher fica com a autoestima elevada ao perceber que o corpo está mais torneado e que as roupas estão mais largas. Para ter resultado mais rápido, geralmente opta por alimentos mais saudáveis e ingere mais água. Consequentemente fica com a pele o cabelo mais hidratado e bonito. Com pensamentos felizes, os impactos são positivos também na vida familiar e profissional.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso