Diário da Região

30/09/2017 - 17h26min

O trajeto sobre duas rodas

Além de percorrer a tradicional rota a pé, peregrinos de todo o mundo também recorrem à bicicleta para fazer o Caminho de Santiago. É o caso do cirurgião plástico rio-pretense Ítalo Bozzola Filho, que fez o trajeto sobre duas rodas, em 2009, acompanhado da mulher e mais dois casais.

O médico ficou sabendo do Caminho por meio de um amigo. “Como eu andava de mountain bike, surgiu a ideia de fazer o trajeto de bicicleta, que é uma das possibilidades, assim como a cavalo”, conta Ítalo.

“Quando você entra no ritmo, a questão da fé fica muito forte, aflora porque você convive com os peregrinos, com as igrejas”, explica.

O grupo percorreu a rota francesa e passou por diversas cidades e povoados num período de 14 dias, percorrendo um total de 875 quilômetros. Para a preparação, calcularam o material que carregariam e as roupas apropriadas para o pedal, a fim de evitar o sobrepeso.

“Outra coisa importante foi ter preparado a logística do Caminho, que foi programar uma rota e destino diariamente e cumprir a meta do dia para terminar todo o trajeto no prazo estipulado”, diz o rio-pretense.

“Havíamos pensado em 15 dias, porque íamos parar o dia todo em León para descansar. Mas estávamos empolgados e, então, resolvemos seguir o Caminho”, conta.

Durante o trajeto, o cirurgião plástico contou que é possível avistar pessoas do mundo todo fazendo o Caminho. “Foi lindo observar as diferentes vestes, roupas, uma experiência incrível”, diz Ítalo, que não teve nenhum imprevisto com seu grupo.

“Aconteceram apenas algumas coisas como aro quebrado, pneu furado, mas você tem assistência mecânica e reparo em qualquer povoado pelo trajeto. Além disso, você percebe que tem muita gente que vive do Caminho, donos de restaurantes, pousadas, hotéis, albergues”, conta.

Ao final, o choro e a emoção tomaram conta dos rio-pretenses. “Foi uma das emoções mais fortes que já tive, sensação de plenitude, de desafio cumprido. Uma satisfação enorme em chegar à Catedral de Santiago de Compostela”, relata o médico.

Agora, Ítalo e o grupo que viajou para Santiago estão se preparando para refazer o Caminho em 2019, em comemoração aos 10 anos da rota.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso