Diário da Região

05/10/2017 - 17h26min

Saúde

Limpo e natural

Ingredientes simples podem se transformar em potentes produtos de limpeza e beneficiar a saúde

Young attractive young woman cleaning an upper surface of the shelf wearing rubber protective yellow gloves, with a rag. Home, housekeeping concept
Young attractive young woman cleaning an upper surface of the shelf wearing rubber protective yellow gloves, with a rag. Home, housekeeping concept

Todo mundo gosta de chegar em casa após um dia de trabalho e entrar a casa limpa e perfumada. Essa não é uma tarefa difícil. As  prateleiras dos supermercados estão lotadas com uma infinidade de produtos de limpeza que prometem facilitar nossa vida cada dia mais agitada nas tarefas mais difíceis. Embora sejam vendidos livremente e usados em inocentes atividades como limpeza diária de nossos lares,  esses produtos chamados tecnicamente de saneantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Anvisa (destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum) trazem associados uma série de riscos invisíveis para nossa saúde.

Muita gente ignora sua manipulação. Nós mesmos não conseguimos enxergar os riscos e os banalizamos, uma vez que são utilizados todos os dias.  Até as propagandas indicam implicitamente que esses produtos estão entre nossos maiores inimigos e prometem: “uma limpeza poderosa”, “superconcentrado”, “poder disso”, “furacão daquilo” e assim vai.

A boa notícia é que nós mesmos podemos fazer em casa os produtos que vamos usar na limpeza e desinfecção. Limão, amoníaco, café, vinagre, álcool, bicarbonato de sódio e mesmos cascas de frutas como limão, laranja e banana são nossos importantes aliados. Esses ingredientes naturais são menos agressivos e deixam a casa limpinha e cheirosa. O uso desses produtos beneficia o meio ambiente, a saúde e de quebra ajuda o consumidor a economizar nas compras durante o mês.

“Sabemos que os saneantes causam com frequência alergias, dermatites de contato irritativas, queimaduras e ressecamento na pele. Estes produtos são fiscalizados pela Anvisa e apresentam em seus rótulos as orientações necessárias para a sua manipulação, que vai depender do composto químico que o compõe”, explica a dermatologista Aline Franzotti. De modo geral, deve-se utilizar luvas durante a manipulação dos produtos de limpeza.

Os produtos de limpeza clandestinos, feitos em casa e vendidos de forma irregular são perigosos, pois não ha fiscalização e controle dos componentes e muito menos informações da manipulação adequada.

"Independentemente se o produto de limpeza é industrializado ou natural, a primeira coisa que temos que pensar é na proteção das partes do corpo que terão contato com ele. Por isso a importância de se usar luvas desde simples tarefas, como lavar a louça, até mesmo quando envolve produtos altamente químicos", explica a dermatologista Maria Claudia Nonato.

Faça você mesmo

A pesquisadora na área de consumo sustentável do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Adriana Charoux, explica que a sustentabilidade vem mostrando que retornar hábitos do passado, como produzir seus próprios produtos de limpeza, é uma solução que traz benefícios socioambientais. “Aderir a opções caseiras e ecológicas é uma forma simples de alterar os padrões atuais de consumo, o que vem causando as mudanças climáticas”, explica Adriana.

Diferentemente dos produtos de limpeza com reagentes químicos encontrados nos supermercados, potencialmente alérgicos e terceira maior causa de intoxicação segundo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), os produtos ecológicos não causam danos à saúde das pessoas, não perdem a eficiência de limpeza e são econômicos.

“O impacto dos produtos de limpeza tradicionais atinge também o meio ambiente. Os industrializados, em sua maioria, contêm fosfato (já proibido em outros países) e compostos clorados em suas formulações, que podem ser responsáveis por alergias de pele e até doenças pulmonares”, explica a pesquisadora.

“O vinagre e  o bicarbonato podem ser usados sem maiores prejuízos para a pele. Já o limão pode causar queimaduras e manchas na pele. Após o contato com a pele, deve-se lavar a área com muita água e proteger do sol nas próximas  48 horas ou utilizar luvas na sua manipulação”, explica a dermatologista Aline Franzotti.

A busca por uma vida mais natural e a escolha de produtos menos químicos faz muito bem. "Mas os cuidados devem ser mantidos, já que os produtos naturais também podem apresentar riscos. Por exemplo, o limão e as frutas cítricas podem causar manchas ou queimaduras leves e graves quando ocorrer a exposição solar excessiva", explica a dermatologista Maria Claudia Nonato. 

Conheça agentes naturais que vão te ajudar na tarefa

Álcool

É um dos produtos mais comuns nas despensas e certamente tem vários tipos de uso. Essa substância volátil certamente tem outras funcionalidades. Veja quais são:

Limpa-vidros: misture 250 ml de água, 250 ml de álcool e uma colher de sopa de vinagre branco. Coloque a solução em um borrifador e aplique no vidro sujo. Para melhor resultado, use uma folha de jornal ao invés do pano.

Pisos: Se o seu piso é feito de material sintético (isso exclui os derivados de madeira) limpe-o com a solução de 100 ml de álcool e cinco litros de água. Para arranhões no assoalho, use palha de aço e cera.

Bicarbonato de sódio

Tem a mesma ação dos saponáceos industrializados. É um forte abrasivo e tem propriedades desodorizantes. É ainda útil na limpeza de manchas e no combate aos insetos. Saiba o que você pode fazer com ele:

Sujeira persistente - Em uma esponja úmida, polvilhe um pouco de bicarbonato e passe sobre a superfície desejada. Se não resolver o problema, misture com água na consistência de pasta) e deixe a solução agir por 10 minutos no local.

Plástico sem odor - Muitos alimentos deixam o cheiro impregnado em recipientes plásticos. Para eliminar o cheiro, coloque água e bicarbonato nessas vasilhas e leve-as ao congelador por dois dias. Suas vasilhas irão ficar com cheiro e aspectos de novas

Moscas no ralo - Despeje 20 a 40 gramas de bicarbonato sobre o ralo e pingue água quente. Deixe agir por duas horas e jogue novamente água aquecida no local. Isso vai deixá-las afastadas de sua casa.

Café

Difícil encontrar quem não goste de um bom cafezinho. O aroma e as propriedades estimulantes dessa bebida fazem desse grão uma alternativa para adubar seu jardim de maneira orgânica e uma poderosa fragrância contra odores ruins.

Geladeira sem cheiro -  Basta colocar uma xícara com o pó e esperar seu efeito. Se não funcionar, você pode recorrer à mistura de leite e essência de baunilha ou a um recipiente com bicarbonato.

Pragas - Após fazer o café, separe a borra que fica no coador. Quando misturado à agua da rega, esses resíduos espantam formigas e insetos. A mistura é também um ótimo adubo natural.

Suco de limão

Por causa de sua acidez natural, o limão ajuda a limpar sua casa e pode ser usado em qualquer tipo de sujeira.

Lavagem bloqueadora - Adicione ¼ de alvejante a ½ porção de suco de limão durante a lavagem de roupas para que as roupas fiquem mais brancas.

Polimento

O brilho dos alimentos de cobre pode ser resgatado com essa solução: polvilhe sal em uma fatia de limão e passe o gomo na superfície da peça. Retire o excesso do suco com um pano úmido. No caso da porcelana, use a casca para polir o material.

Vinagre branco

Bastante utilizado no dia a dia na cozinha, o que muita gente não sabe é que ele é um aliado importante na limpeza da casa. Isso acontece em função de sua propriedade ácida, que além de acabar com odores indesejáveis, remove toda a sujeira.

Amaciante natura l- Basta adicionar 250 ml de vinagre branco para deixar suas roupas bem macias.

Antimanchas - O vinagre é seu melhor aliado se alguém derrubar vinho tinto em sua toalha nova. Primeiro, passe um pouco de álcool e deixe-o agir. Ai coloque vinagre sobre a mancha para retirar a nódoa. Dependendo da qualidade do vinho, o leite morno é uma opção menos potente, mas que pode resolver.

Controlador de umidade - Acrescente ¼ de essência de alfazema a meio copo de vinagre. Aplique a fórmula em todo o armário e mantenha as portas abertas para permitir a evaporação da substância. A fórmula evita que suas roupas no armário fiquem cheias de bolor.

Desengordurante - Misture na mesma proporção vinagre e água e coloque a fórmula em um borrifador.  Você pode usar a solução para limpar o forno, a pia, o piso, e o lado externo do vaso sanitário.  O produto fica mais eficaz se você aquecer a substância por alguns segundos no micro-ondas.

Protetor de jardim - Acrescente um pouco de vinagre na água quando for regar as plantas. Isso evita a presença indesejada de insetos e outras pragas que destroem seu jardim.

Vaso sanitário - Despeje meia xícara de vinagre branco destilado no vaso sanitário. Em seguida, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio. Essa mistura vai formar bolhas e espuma por um minuto. Depois, esfregue o vaso como de costume e dê descarga.

Aromatizador de ambientes - Misture 1 litro de água, 1/2 copo (americano) de vinagre, 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1/4 de copo (americano) de álcool e 1 colher (sopa) de amaciante. Coloque no borrifador. Aplique em almofadas e cortinas.

Limão

É um poderoso desinfetante natural. Use o suco de um limão e água fervente para eliminar germes em itens de cozinha e brinquedos. Ele também pode ser usado como branqueador para panos de prato e lençóis. Coloque o tecido de molho em uma solução com uma parte de suco de limão durante toda a noite.

Mais ainda

  • A água utilizada para cozinhar batatas é excelente para tirar manchas de barro dos tecidos
  • Cascas de banana são ótimas para limpar botas e bolsas de couro marrom. Passe a parte interna da casa nas peças e depois faça o polimento com um pano macio.
  • Cascas de troncos e cascalhos são ótimos para espantar as ervas daninhas do seu jardim. Farelo de cereais espanta lesmas e caracóis.
  • Essência de cravo é ótima para inibir a mordedura de cães em seus móveis. A substância não é tóxica, portanto não causará nenhum mal ao seu bichinho de estimação.
  • Galhos de arruda sobre a mesa afugentam as moscas que aparecem durante a refeição
  • O pão velho pode ser um excelente aliado para tirar marcas e manchas de sujeira das paredes.

     

    Fontes: “Acabe com a bagunça- organize sua casa, melhore a limpeza e ponha fim no caos”, Cynthia Townley Ewer (ed. Publifolha); “Dicas do fundo do baú – soluções caseiras para problemas do dia a dia. Marleine Cohen (ed.Globo); “Guia de organização casa e jardim” (ed. Globo); “50 formas inteligentes de preservar o planeta. Como ter uma casa e um jardim mais ecológicos”. Siân Berry (ed. Publifolha)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso