Diário da Região

20/09/2017 - 22h36min

CARTAS DO LEITOR

Crise e otimismo

A despeito do fundado desalento que se abate sobre a população brasileira em face da crise política e econômica em que vivemos, é surpreendente a confiança que economistas estrangeiros demonstram na superação de nosso país.

Crise e otimismo

A despeito do fundado desalento que se abate sobre a população brasileira em face da crise política e econômica em que vivemos, é surpreendente a confiança que economistas estrangeiros demonstram na superação de nosso país.

O canadense Dominic Barton, diretor global da McKinsey & Company, empresa americana de consultoria, líder mundial no mercado e uma das mais respeitadas do mundo, é um deles. Como alento para as gerações mais velhas (como a minha, dos anos 1940), preocupadas com o Brasil que estão deixando para filhos e netos, reproduzo um trecho da entrevista concedida à revista Veja (ed. de 20/09 passado).

Sua resposta à pergunta “Qual a sua avaliação da economia brasileira?” é impactante, valendo por um grave alerta, porque chancelada por um estudioso das céleres e profundas transformações pelas quais passam as sociedades. “Sou otimista com relação ao Brasil”, afirma. “A demanda mundial por alimentos é absolutamente avassaladora.

A água será uma riqueza a cada dia mais valorizada. Os recursos brasileiros nessas áreas são expressivos. Ainda assim, não deixa de ponderar. “Mas, para o país tirar proveito de seus potenciais, terá de enfrentar algumas questões. A primeira é a produtividade dos trabalhadores. O Brasil tem ficado para trás na comparação com outros países. O sistema regulatório e tributário precisa melhorar.

Converso com administradores de recursos e empresários de todo o mundo, que afirmam que a economia brasileira não é das mais amigáveis aos investidores. Outro aspecto é a educação. O esforço de combate à corrupção tem sido notável. É uma oportunidade de começar do zero. As oportunidades são enormes, mas as reformas precisam prosseguir.” Quantas conclusões a se tirar dessa abalizada fala...

Eurípides Alves da Silva, Rio Preto.

Gênero

Quero parabenizar a colunista deste Jornal Diário da Região, Ana Cláudia Magalhães. Dizer que ela me representa! Senhor, piedade mesmo! Pastores, padres, bispos, políticos, se colocam como porta voz de Jesus. Será que Jesus deu ou daria aval pra falar em seu nome quem segrega, humilha, tem até acusação de compra de votos tem? Difícil pras essas pessoas que professam a fé aceitar o outro?

O Espetáculo O Evangelho Segundo Jesus: Rainha do Céu, apresentado no dia 16/09 no Sesc Rio Preto, aliás: Parabéns ao Sesc por ter trazido tão belo espetáculo. E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse uma mulher transgênero? Sua fé seria outra?

O espetáculo, uma mistura de monólogo e ritual, mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. Histórias bíblicas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas trans e minorias em geral na sociedade.

O espetáculo é belíssimo. A interpretação da atriz também. Porque a polêmica? Trata-se de uma arte e arte nunca deve ser censurada. Cada um tem o direito de professar sua fé ou não fé. Ninguém, nem padre, nem pastor, nem quem professa o espiritismo tem o direito de criticar espetáculos que possam ir contra seus dogmas.

Rebatem dizendo que a peça profana Jesus? Jesus pregou o amor. E essas pessoas incitam o ódio, a indiferença, a intolerância. Fica muito claro que essas pessoas é quem estão profanado Jesus e não o espetáculo que mostra Jesus transgênero.

Maria Aparecida Trazzi Vernucci da Silva, Rio Preto.

Inteligência espiritual

Parece-me que há alguns estudiosos de psicologia que costumam misturar ciência com religião, duas atividades mentais bem distintas, com metodologias irreconciliáveis, pois a primeira está baseada no raciocínio lógico e na experimentação e a segunda na crença nas palavras de presumidos profetas ou na fantasia, o templo comum da religião e da arte.

Fiquei intrigado com a leitura do artigo “A inteligência que vem da alma” (Revista Bem Estar, Diário da Região, 17/-9-17), sobre a descoberta por neuropsicólogos norte-americanos daquilo que está sendo chamado de “Ponto de Deus” no cérebro humano. Se entendi corretamente, teriam encontrado conexões neurais específicas de um tipo de inteligência que eles denominam de “espiritual”, porque viria da alma humana por um contato com o divino que estaria dentro de nós, independentemente de qualquer profissão de fé ou até de ateísmo.

A meu ver, não existe nada de natureza divina no ser humano, pois a inteligência é apenas um produto do cérebro, órgão do corpo humano que nos faz pensar e sentir, assim como o coração impulsiona nosso sangue. Evidentemente, o cérebro, como qualquer outro órgão, pode ser analisado cientificamente, encontrando-se diferentes fases ou tipos de atividade mental, na dependência de fatores genéticos e educacionais.

Poderíamos chamar de “espiritual” a inteligência de gênios e benfeitores da humanidade (grandes filósofos, cientistas, artistas) e dos mortais comuns que praticam o autoconhecimento, têm uma visão integrada da realidade e se preocupam com o bem estar da coletividade, convencidos de que ninguém pode progredir e ser feliz sozinho.

Salvatore D’Onofrio, Rio Preto.

UPA

“UPA do Santo Antonio vai fechar de madrugada” - Diário da Região. A questão não é só fechamento e sim a falta de funcionários também, estão fechando e não estão se lembrando que terão que aumentar o numero de funcionários nas unidades que estarão abertas. O que nossos vereadores estão fazendo que não estão vendo isso.

Ademilson Leite, Rio Preto.

“Branconaro”

“Vereador Anderson Branco diz que quer ser o Bolsonaro de Rio Preto” - Diário da Região. Vereador Anderson Branco ridículo, sem noção, falso moralista. Inclusive na seção da câmara de hoje dia 19/09, o filho dele mandou uma senhora idosa tomar naquele lugar. O cara que não conseguiu educar seu filho em casa quer dar lição pra quem. Vereador, vá se curar e deixe de ser ridículo.

Wilson Rodrigues da Silva, Rio Preto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso