Diário da Região

30/09/2017 - 12h59min

MORTE SUSPEITA

Garoto morre após peregrinar por UPAs

Criança de 9 anos passou cinco vezes nas unidades da Vila Toninho e Norte

Álbum de família David Godoi Silva, de 9 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 28
David Godoi Silva, de 9 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 28

Após peregrinar por duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Preto durante sete dias, o pequeno David Godoi Silva, de 9 anos, morreu na noite desta quinta-feira, dia 28. O atestado de óbito aponta infecção pulmonar, mas em todas as consultas o garoto foi diagnosticado com problema no nervo ciático e liberado após ter analgésico receitado, segundo a família. A mãe suspeita de negligência médica e a Prefeitura diz que vai abrir sindicância para investigar o caso.

Um boletim de ocorrência de morte suspeita sem causa aparente foi registrado pelo funcionário de uma funerária e o caso também poderá ser apurado pela Polícia Civil.

A mãe do menino, Dolores Emiliana de Godoi, garante que desde o primeiro momento em que o filho começou a se queixar de dor procurou assistência médica. Na primeira vez, no dia 21, foi à UPA da Vila Toninho, onde a família mora há três meses, quando se mudou da Grande São Paulo para Rio Preto. Depois

“A médica disse que meu filho estava com dor no nervo ciático. Receitou dois medicamentos, um deles Dipirona, dizendo que era para retornar se o problema persistisse. Ela até recomendou que eu procurasse um ortopedista”, relata a mãe.

O pai do menino, o taxista Marcos David da Silva, afirma que o filho até chegou a melhorar de saúde no dia 21, mas nos dias seguintes voltou a reclamar de dores. “Meu filho até chegou a brincar comigo, dizendo, olha pai, como estou bem de novo”, recorda.

Preocupada com a persistência dos problemas de saúde da criança, a mãe resolveu procurar assistência médica na UPA Norte, onde lhe disseram que havia pediatra. Segundo ela, o menino passou por atendimento naquela unidade nos dias 25, 26 e 27 de setembro, mesmo assim as dores do menino continuaram.

O problema se agravou no dia 28. Segundo o boletim de ocorrência, a criança chegou às 19h30 na UPA Norte com dores intensas abdominais e anal. Durante atendimento, o estado de saúde do menino piorou até que ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu duas horas depois do inicio do atendimento. O corpo foi enviado para análise do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto. A previsão é de que o laudo conclusivo fique pronto em 30 dias.

A família questiona o porquê de o menino ter sido tratado uma semana com medicamentos contra dores no nervo ciático e depois morreu com infecção pulmonar. “O que a gente mais quer é saber como um menino sadio foi morrer assim de uma hora para outra. Isso não pode acontecer numa cidade como Rio Preto,” afirma a tia Pérola Godoi.

O corpo de David será enterrado às 9h da manhã deste sábado no Cemitério de São João Batista.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde confirmou que o menino chegou à UPA Norte, às 19h53 no dia 28 de setembro, com dor abdominal intensa naquele dia, já apresentando sinais de choque hipovolêmico e abdome agudo, evoluindo rapidamente a parada cardiopulmonar. Foram realizadas manobras de ressuscitação por mais de uma hora consecutiva, sem sucesso. “Será aberta uma sindicância para apurar o caso,” afirma a nota.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso