SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Rio Preto in Pop's nº 2

Segunda edição da revista Pop's, publicada pelo Diário da Região, traz reportagem sobre Faculdade de Direito e os agitos de Rio Preto em 1968

Cesar Belisario
Publicado em 08/12/2019 às 00:30Atualizado em 08/06/2021 às 01:53
Cantora Vanusa durante apresentação no Automóvel Clube, no show da Meia Noite

Cantora Vanusa durante apresentação no Automóvel Clube, no show da Meia Noite

Noticiamos na nossa coluna anterior o surgimento da revista Pop's, que teve sua primeira edição em dezembro de 1967. A publicação, que tinha como diretores os jornalistas Amaury Júnior e Cesar Muanis, era um órgão anexo ao jornal Diário da Região e a edição nº 2 só saiu oito meses após, em agosto de 1968. A edição nº 1 focou a 8ª Exposição de Animais, no Recinto de Exposições, com a presença do governador Abreu Sodré e estampou na capa o pecuarista Tarley Rossi Vilela e sua esposa, Zita Vilela. Já na de nº 2, o foco foi a Faculdade de Direito Rio-pretense e o destaque da capa foi o casal Halim Atique e Yvette Gabriel Atique, ele presidente da faculdade.

Sete páginas mostram algumas salas de aula, a grande biblioteca e um jantar no Automóvel Clube para homenagear o secretário de Justiça Anésio de Paula e Silva, que ministrou a aula inaugural da faculdade. As primeiras páginas da revista mostram uma ampla reportagem de oito páginas sobre o Clube Monte Líbano.

Na sequência, duas páginas sobre a nova coqueluche da cidade: a Pizzaria San Remo, que ficava na esquina da rua Bernardino de Campos com a rua Rubião Júnior, e a sede da Pop's, na rua Marechal Deodoro, entre a Galeria Bassitt e a rua General Glicério, que era de propriedade do próprio Amaury Júnior e Luiz Carlos Spinola. A alta sociedade rio-pretense estava presente na reportagem.

Outra grande reportagem foi sobre o Jockey Clube, que inaugurava sua nova sede, na Galeria São Luiz, na esquina da rua Voluntários de São Paulo com a rua Marechal Deodoro. Além da inauguração, o Jockey comemorava mais um aniversário e a festa contou com a presença de vários fundadores e ex-presidentes. O grande baile teve como atração o cantor e humorista Moacir Franco, que trouxe a tiracolo o astro mirim Guto, seu filho, que fazia um grande sucesso na TV na época.

A Cometa Filmes, mais uma vez, fez uma bela cobertura do evento. Também aparecem na revista a inauguração do escritório da Excelsior Empreendimentos na cidade; o aniversário de Xexê Cury; uma retrospectiva dos concursos de Miss Rio Preto, de 1965 até 1968, quando foi coroada Maria Helena Vieira; as novas instalações da Riprauto Veículos; o "Show da Meia Noite", do Automóvel Clube, teve duas atrações: a cantora Vanusa e o astro da Jovem Guarda Wanderley Cardoso, que voltava ao clube pela segunda vez.

Ainda tem uma página sobre o Bambina, Bar e Restaurante; o Banco de Minas Gerais; a Creações Michel e as Lojas Americanas, que inaugurava sua sessão de lanches e a discoteca da loja, com vendas de LPs e compactos. Pra finalizar, reportagem sobre a presença do Dr. Euclides Zerbini na Faculdade de Medicina. As fotos desta edição foram produzidas pelos fotógrafos Kharfan e Silvestre

Sociedade rio-pretense da época foi retratada na revista

Capa da 2ª edição da revista Pop's, com o casal Halim Atique e Yvette Gabriel Atique

Diretores do Jockey Clube, que completava aniversário e inaugurava nova sede

Moacyr Franco e o filho, Guto, no Jockey Clube (Crédito das fotos: Kharfan e Silvestre)

Aniversário de Xexê Cury (Kharfan e Silvestre)

Inauguração de novas instalações da Riprauto (Kharfan e Silvestre)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por