SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Nossas empresas na revista Riopretana

Publicação impressa circulou em Rio Preto de 1939 a 1942, em oito edições, e trouxe as propagandas das empresas que movimentavam a economia da cidade no período

Cesar Belisario
Publicado em 20/10/2019 às 00:30Atualizado em 08/06/2021 às 05:38
CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

Como noticiamos na semana passada, em agosto de 1939 era lançada a revista "Riopretana", que circulou entre agosto de 1939 e março de 1942, com edições bimestrais. Somente oito revistas foram lançadas. A revista era ligada ao Clube de Natação de Rio Preto.

A região também apareceu muito na revista e mostraremos em nossas futuras páginas. A propaganda também era um grande destaque da revista, com fotos das fachadas das empresas, publicadas exclusivamente na revista. Os jornais locais da época traziam poucas fotos estampadas em suas páginas. O custo era altíssimo e somente em revistas, como a Riopretana, eram publicadas propagandas comerciais com foto.

Algumas delas já apareceram no histórico livro "Álbum da Comarca - 1927 - 1929", como a "Agência Ford Germano Sestini", que naquela época funcionava ainda na esquina da rua Bernardino de Campos com a rua Prudente de Morais. Posteriormente foi para a esquina da rua Voluntários de São Paulo com a mesma Prudente de Morais.

Aparecem na Riopretana, entre outras, a Alfaiataria Tranjan, do Sírio Alfredo Tranjan, que tinha como oficial o ainda menino Antônio Zaia Tarraf. Seu pai pediu ao amigo uma oportunidade ao filho para ter uma profissão. Outras com destaques são: "Fábrica de Salames Bandeirantes", na esquina da rua Delegado Pinto de Toledo com a rua Marechal Deodoro (hoje é uma agência da Caixa Econômica); "Casa Rignani", na rua Bernardino de Campos de frente para a Praça D. José Marcondes; "Casa Suriani", na rua General Glicério nº 1302; "Posto Moysés", na esquina da rua General Glicério com a rua Delegado Pinto de Toledo.

O "Sanatório São José", que ficava anexo à Santa Casa, também apareceu na revista, assim como "Casa Moysés" e a "Empresa Telefônica de Rio Preto", ambas de propriedade do comerciante Moisés Miguel Haddad; "Ponto Mercury", com três carros Mercury de luxo, conduzidos pelos irmãos Rômulo, Renzo e João Poli, que ficava atrás da Igreja Matriz, na Praça Rui Barbosa; a "Brasserie Paulista, Bar e Restaurante", na rua Jorge Tibiriçá, de frente para a Praça Rui Barbosa; a histórica "Indústrias Reunidas F. Matarazzo"; a "Casa Bueno"; a construção do "Edifício Grisi", na esquina da rua Bernardino de Campos com a rua Rubião Júnior, onde funciona até hoje o Hotel Metrópole; o "Rio Preto Hotel", aos pés da saudosa escadaria de frente para a Gare da estação e a "Agência Chevrolet e Frigidaire João Alonso Garcia", umas das poucas coloridas e de página inteira.

O "Curtume Falavina", que tinha sua sede na Vila Esplanada e depósito de loja na rua General Glicério nº 1462, também aparece na revista e foi a primeira empresa da cidade a ser filmada, em junho de 1948, quando Primo Carbonari veio acompanhar o time do São Paulo, com Leônidas da Silva, contra o Rio Preto. Foi também a primeira vez que Rio Preto apareceu nas telas do cinema.

Propaganda do Edifício Grisi, na rua Bernardino de Campos com a Rubião Júnior (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda do Sanatório São José (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda do Rio Preto Hotel (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda Curtume Falavina (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda Ponto Mercury (Reprodução: Revista Riopretana)

Alfaiataria Tranjan (Reprodução: Revista Riopretana)

Fábrica de Salames Bandeiras (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda Casa Suriani (Reprodução: Revista Riopretana)

Agência Chevrolet e Frigidaire João Alonso Garcia: anúncio colorido (Reprodução: Revista Riopretana)

Agência Ford Germano Sestini, na Bernardino com a Prudente (Reprodução: Revista Riopretana)

Equipe de funcionários da Alfaiataria Tranjan, em 1924 (Reprodução: Revista Riopretana)

Indústrias Reunidas Matarazzo (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda da Brasserie Paulista - Rua Jorge Tibiriçá de frente para a Praça Rui Barbosa (Reprodução: Revista Riopretana)

Propaganda do Posto Moysés - Rua General x Delegado (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

CURTUME FALAVINA (Reprodução: Revista Riopretana)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por