SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

As primeiras imagens da Cometa Filmes

Companhia de filmes foi fundada em 1957, pelo vereador rio-pretense Luiz Carlos Spínola, e produziu registros históricos da cidade sob a administração do prefeito Alberto Andaló

Cesar Belisario
Publicado em 29/09/2019 às 00:30Atualizado em 08/06/2021 às 23:35
Alberto Andaló no Colégio São José (Fotos: Arquivo Público Municipal)

Alberto Andaló no Colégio São José (Fotos: Arquivo Público Municipal)

A Cometa Filmes foi fundada em 1957, pelo professor Luiz Carlos Spínola, na histórica Galeria Bassitt (Edifício João Bassitt). Spínola foi vereador rio-pretense de 1956 a 1959, fundador do Clube de Campo Recreio Oásis em 1958 e lançou na década de 1960 um curso de inglês eletrônico (aprendizado através de discos e livros) nas regiões de Rio Preto, Campinas e Brasília.

No início de 1959, a Cometa foi transferida para o alfaiate e ex-vereador rio-pretense Sylvio Calabrezzi. Sob a direção de Luiz Carlos Spínola, a companhia fez belos documentários, entre os anos de 1956 e 1958, sobre as realizações do governo de Alberto Andaló. Um deles, "Milagres de uma administração", mostra a canalização do córrego Canela (hoje avenida Alberto Andaló), entre as ruas Pedro Amaral e Independência, numa extensão de mil metros, e já o primeiro trecho pavimentado da avenida Duque de Caxias, que depois da morte de Andaló ganhou seu nome.

A narração chama a atenção para os serviços de rede de eletricidade e telefonia subterrânea, uma inovação e tanto pra época, que poderia ter sido adotada em todas as nossas avenidas que foram construídas depois. Que visão tinha Andaló...

Também são mostrados o início da construção da sede do Rio Preto Automóvel Clube, o Recanto Infantil Chapeuzinho Vermelho, na rua Independência, um pouco acima da avenida, a construção da "nova" Delegacia Regional de Polícia e a Cadeia Pública, ao lado do estádio Mário Alves Mendonça, na avenida América. São imagens impressionantes.

Outro documentário produzido por Spínola mostra o aniversário de Ione Bassitt, filha do ex-prefeito Lotf João Bassitt, nos salões de festas da Galeria Bassitt, o lançamento da pedra fundamental do Colégio São José, iniciando com um desfile de fanfarras na rua Bernardino de Campos, seguindo com uma missa campal no local, rezada pelo bispo Dom Lafayete Libânio, com a presença do prefeito Alberto Andaló e familiares de Mançour Daud, doador da área. O próprio Spínola aparece nas imagens.

Na sequência é mostrada a inauguração do conjunto de casas no Jardim Santa Catarina, um coquetel oferecido ao Partido Social Progressista, onde aparecem os maiores figurões de nossa política, entre eles Bady Bassitt, Valdomiro Lopes da Silva, José Jorge Júnior, José Jorge Cury, José Felício Miziara e o eterno "playboy" Milton Homsi. Pena que o som não está muito bom. Spínola ainda produziu um Balet Aquático e uma reunião da diretoria do Palestra, a inauguração do Cine Olímpia, uma volta pelo Ginásio São Luiz, na garagem da Circular Santa Luzia, no Recreio Oásis, o Carnaval de 1958, o baile de debutantes do Automóvel Clube e a eleição e posse da nova câmara de 1958, que elegeu como presidente José Jorge Cury. O nosso respeito pelo pioneiro Luiz Carlos Spínola.

Imagens da canalização do córrego Canela, na avenida Alberto Andaló

Avenida Duque de Caxias, em 1958

A canalização do córrego Canela, na avenida Alberto Andaló, está entre as relíquias exibidas nas primeiras imagens da Cometa Filmes, fundada em 1957 pelo professor Luiz Carlos Spínola Pág. 8B (Reprodução)

Construção da nova sede do Automóvel Clube

Recanto infantil Chapeuzinho Vermelho

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por