SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Coluna recorre às lentes dos irmãos Manhani e mostra prédios históricos

A partir da década de 1970, antigos prédios de Rio Preto passaram a dar lugar a modernos edifícios

Tiago Barbosa
Publicado em 01/09/2019 às 00:30Atualizado em 09/06/2021 às 00:45
Imagem da rua Bernardino de Campos, entre Delegado e Marechal, já no início dos anos 1970 (Arquivo Público)

Imagem da rua Bernardino de Campos, entre Delegado e Marechal, já no início dos anos 1970 (Arquivo Público)

A primeira foto que temos registro da cidade foi feita por um agrimensor da capital, por volta de 1909. Alguns dizem que foi em 1904, mas não temos precisamente a data certa da foto.

A única verdade é que a cidade toda cabia na foto. Tínhamos ainda poucos bairros, como a Boa Vista, o início da Vila Maceno e um pequeno trecho das vilas Bom Jesus e Ercília. Demorou muito para Rio Preto ter a sua total transformação do quadrilátero central.

Como já noticiamos aqui, os primeiros sobrados só vieram na década de 1920 e os pequenos prédios no final da década de 1930. Até a década de 1950, a cidade praticamente terminava na rua Independência e ainda nem tínhamos as avenidas Andaló e Bady Bassitt.

As últimas ruas do Centro eram a Antônio de Godoy e a Benjamin Constant. Até no meio da década de 1970, na rua Bernardino de Campos, entre as ruas Delegado Pinto de Toledo e Marechal Deodoro, de frente para o primeiro colégio, o Cardeal Leme, havia ainda vários prédios comerciais do século 19.

Segundo o relato do construtor e antigo morador Oswaldo Tonello no seu delicioso livro de memórias, escrito aos 99 anos, no terreno vago da esquina da Bernardino com a Marechal (hoje é o prédio do Bradesco), os Irmãos Nicoletti tinham, além de um Hotel, uma venda, uma barbearia, o jogo de bocha e um coberto com mesas para o jogo de truco. Era o ponto da italianada, descreve.

Logo depois outros hotéis se instalaram no local, como Hotel Doeste e o Hotel Avenida. No meio dos dois ficava a histórica Casa Combate. Na esquina, ao lado do Hotel Nicoletti, funcionava a primeira agência de Correios da cidade. Depois ali foi o Rio Preto Bar.

Já no início da década de 1950 foi construído um sobrado comercial, na esquina da rua Bernardino de Campos com a rua Delegado Pinto de Toledo, que ainda está de pé e conserva toda sua arquitetura original. Ao lado funcionava a Drogaria Rio Branco.

Já a partir do final da década de 1960 funcionavam ali o Anzol de Ouro, a Farmácia do Edgard (ex-jogador do América), o Estacionamento São Jorge e a Farmácia Drogalucia 3, na esquina com a Marechal Deodoro, onde foi a agência do Correio.

Virando a rua Marechal, ao lado era a velha residência da família Haddad, que também foi sede do Rio Preto Esporte Clube, até a derrubada do prédio. No meio da década de 1970, quase todo quarteirão foi derrubado para a construção da nova sede do Bradesco na cidade.

Os Irmãos Manhani, Osmar e Miro, proprietários do Foto Galeria, que ficava em frente, no Edifício João Bassitt (Galeria Bassitt), aproveitaram a deixa e fizeram uma bela sessão de fotos, de cima do prédio, do início da construção da nova sede do Bradesco.

Uma velha Rio Preto dava lugar a um moderno prédio de quatro andares, com um belo jardim na esquina e um amplo estacionamento.

Imagem da rua Bernardino de Campos, nos anos 1960 (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

(Fotos: Osmar Manhani)

Foto dos Irmãos Manhani 4 (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

IMG_20170609_113901597 (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

Bernardino - Cardeal Leme 1929 A.C. (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

Casada Família Haddad, onde foi a sede do Rio Preto-Rua Marechal, entre Bernardino e General (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

Drogalúcia 3-Rua Bernardino com a Marechal-Hoje é o Bradesco (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

Foto de 1909 (Osmar Manhani (Construção do Bradesco) e Arquivo Público)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por