Salário melhor ou oportunidades de crescimento?Ícone de fechar Fechar

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Salário melhor ou oportunidades de crescimento?

Ao analisar uma oferta de emprego, é importante considerar outros aspectos além do dinheiro


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Escolher um trabalho pelo crescimento profissional ou pela condição salarial é a dúvida de alguns profissionais que se veem obrigados a tomar uma decisão quando estão diante de duas ou mais propostas.

De um lado, há uma empresa que oferece um salário realmente atraente, mas não sinaliza que haverá oportunidades de crescimento. Do outro, uma empresa que oferece um salário inicial relativamente baixo, mas já possui um plano de carreira traçado para o profissional.

Priorizar apenas o salário e não levar em consideração o seu nível de proximidade com a cultura da empresa pode deixar o trabalhador frustrado. Mas também não dá para ficar completamente satisfeito se o salário não for suficiente para manter seu padrão de vida.

Por isso, separamos algumas dicas sobre o que você deve analisar antes de escolher entre um ótimo salário e boas oportunidades de crescimento profissional.

1. Tenha objetivos

Reflita sobre quais são os seus propósitos e se eles estão alinhados com as demandas da empresa para investir sua dedicação, seu tempo e seu esforço. Depois de analisar seus objetivos, é hora de planejar a melhor forma de aplicar seus talentos.

2. Não encare o dinheiro como o único fator

É importante que sua profissão ofereça um retorno financeiro suficiente para adquirir o que precisa, mas o dinheiro não pode ser o fator determinante na hora escolha.

3. Pesquise a cultura organizacional da empresa

Pesquisar a cultura organizacional da empresa é necessário para que você entenda como funciona a organização. A decisão da remuneração não pode ser baseada apenas nos altos salários, pois isso pode se transformar  um possível frustração.

4. Analise as oportunidades de crescimento

Um dos principais motivos que deixam os funcionários frustrados é a falta de crescimento profissional. Portanto, pense se vale mesmo a pena passar a vida toda recebendo um ótimo salário sem nenhuma chance de evolução na carreira. Analise se você terá oportunidade de progredir no emprego.

5. Veja se a empresa está em um período financeiro estável

Mesmo que a empresa ofereça um bom salário, faça uma pesquisa sobre a instituição antes de escolher o emprego pela alta remuneração para não correr o risco de uma demissão precoce.

Está procurando oportunidades de emprego? Clique aqui confira as oportunidades disponíveis nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)