5 atitudes que tornam sua recolocação profissional mais difícilÍcone de fechar Fechar

CARREIRA

5 atitudes que tornam sua recolocação profissional mais difícil

Deixar de se atualizar e ficar preso a uma zona de conforto podem prejudicar sua carreira


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A volta ao mercado de trabalho após uma demissão já é um momento difícil ainda mais quando o profissional não tem os requisitos mínimos para conquistar uma vaga. Em um mercado de trabalho mais competitivo, com muitas vagas limitadas ou muito específicas, é comum que os empregadores exijam profissionais cada vez mais completos.

Esse cenário gera insegurança para alguns trabalhadores. E a falta de atualização profissional é um dos fatores que podem tornar a recolocação mais difícil. Além disso, é importante lembrar que o momento exige que as pessoas desenvolvam novas competências e habilidades para se destacarem frente aos concorrentes.

Por isso, separamos algumas atitudes que podem inviabilizar sua volta ao mercado de trabalho. Confira a seguir.

1. Desconhecer o real sentido de recolocação profissional

Recolocar-se no mercado não é apenas mudar de emprego. Ao tentar uma recolocação, é preciso encontrar um lugar em que você se sinta feliz e que atenda suas necessidades. Atirar para todos os lados ou aceitar o primeiro emprego que aparecer não são boas atitudes.

2. Falta de qualificação profissional

A qualificação profissional é uma necessidade básica para aqueles que buscam novas oportunidade. A falta de capacitação para uma recolocação pode ser um grande empecilho na vida de quem busca um novo emprego.

3. Rede de contatos limitada

O networking é uma prática importante para a volta ao mercado de trabalho. Uma rede de contatos limitada pode dificultar a recolocação profissional. Para vencer este momento, portanto, é importante fazer e manter bons contatos.

4. Ficar preso a uma zona de conforto

Ficar na zona de conforto é uma situação normalmente caracterizada pela acomodação e pela limitação da produtividade. É fundamental reestruturar as rotinas e modificar comportamentos diários.

5. Deixar de se atualizar

Não se atualizar para o mercado pode fechar muitas oportunidades. É fundamental apostar em cursos de curta duração para se reposicionar no mercado.

Quer saber como se preparar para as transformações no mercado de trabalho? Clique aqui e confira dicas para se atualizar e conquistar por uma oportunidade.

(Colaborou Alana Gabriela)