Conheça profissões que permitem o trabalho remotoÍcone de fechar Fechar

PROFISSIONAIS A DISTÂNCIA

Conheça profissões que permitem o trabalho remoto

Serviços informatizados, que dependem principalmente da internet, são as principais alternativas para quem pretende trabalhar em casa


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Sair de casa cedo, encarar o trânsito – muitas vezes dentro de ônibus lotados –, voltar só no final da tarde para descansar e, no outro dia, começar tudo de novo. É assim a rotina de grande parte dos trabalhadores, mas alguns profissionais encontraram formas de ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, o que não é sinônimo de moleza, afinal, quando o lar é também um local de trabalho, o foco e a disciplina devem ser redobrados.

Mas não é qualquer profissão que permite a troca do local de trabalho convencional para o conforto de um ambiente dentro de casa. Isso é possível, principalmente, para aqueles profissionais que trabalham com a internet e não precisam lidar com uma equipe presencialmente.

O programador e publicitário Leonardo Teixeira Alvares, por exemplo, não se adaptou ao modo tradicional das empresas e optou por empreender em seu próprio negócio. "Em 2015, pedi a demissão do meu emprego e atualmente tenho uma empresa de desenvolvimento de tecnologias em que a minha interação é direta com clientes e parceiros comerciais. Eu sigo a rotina comum, que é das 8h às 17h, mas com a diferença de estar trabalhando em minha casa, com mais flexibilidade e produtividade que os trabalhos convencionais", diz Leonardo.

Um estudo realizado pela empresa de tecnologia Citrix com mil brasileiros mostrou que o aumento da produtividade foi apontado por 45% dos participantes como um dos principais benefícios de trabalhar no modelo home office.

Segundo Ana Paula Makhoul, gestora da Oportuni RH, algumas profissões colaboram para que esse modelo de serviço remoto aconteça, principalmente quando o trabalho é informatizado. "Trabalhar em home office é ter os benefícios necessários para a execução das tarefas, possibilitando o aumento de produtividade das atividades onde quer que esteja", explica a especialista.

Mesmo que não sejam informatizados, alguns trabalhos também têm a possibilidade de serem exercidos em casa. É o caso da professora Lidiane Barbosa, que decidiu mudar os rumos de sua carreira e hoje faz de sua casa a sala de aula. "Pedi demissão de uma escola infantil em que trabalhei por 11 anos e, logo depois, comecei a me especializar ainda mais na área pedagógica e passei a dar aula de alfabetização particular. Divulguei meu trabalho nas redes sociais e hoje atendo crianças e adultos que precisam de ajuda no processo de alfabetização, administrando meu tempo e meus horários", diz Lidiane.

Apesar das vantagens do trabalho home office, é preciso ser responsável e ter autocontrole para cumprir os prazos e ter uma produtividade satisfatória. "É primordial ter disciplina, organizar um espaço adequado e aprender a lidar com todas as distrações diárias, entendendo que trabalhar em casa é uma porta de entrada para um novo modelo de serviço", ressalta a gestora.

Para trabalhar em casa

1. Programador

É um profissional ligado às novas tecnologias e tendências. Trabalha com engenharia de software e novidades nos sistemas operacionais, podendo atuar em casa e prestar serviços para empresas de tecnologia e agências de publicidade.

2. Vendedor online

Abir uma loja online é uma boa alternativa para quem deseja trabalhar em casa. É possível criar um site ou blog para divulgar seus produtos. A venda pode ser feita tanto em um site próprio quanto em um marketplace, mantendo o estoque e toda estrutura de logística em casa.

3. Consultor

É o profissional de determinada área que trabalha como consultor de empresas, oferecendo seus serviços online, por meio de acessos remotos, como chats e videoconferências. Existem pessoas que prestam consultoria em administração, culinária, informática, finanças, marketing e outras áreas.

4. Professor particular

Professor particular é uma alternativa para quem gosta de ensinar e pode oferecer seus serviços em sua própria residência, ajudando crianças, adolescentes e adultos no aprendizado. Também existe a opção de dar aulas online, por videoconferência, ou criar e vender cursos compostos por videoaulas.

5. Profissionais criativos

Designers gráficos, diagramadores, jornalistas, publicitários, redatores, revisores e produtores de conteúdo em geral podem trabalhar em casa, desde que tenham um bom computador com acesso a internet. É possível prestar serviços para empresas, oferecendo seus serviços em marketplace ou divulgado seu trabalho em seu networking.

6. Tradutor

Os tradutores também costumam trabalhar em casa. Basta ter um computador com internet para receber as demandas e começar a traduzir textos, além de criar legendas para vídeos e até filmes. Normalmente, esses profissionais têm de cumprir prazos, muitas vezes apertados.

7. Agentes de viagem

Os agentes de viagem tem ganhado seu espaço nos trabalhos em home office. Eles trabalham a partir de escritórios montados em casa, vendendo pacotes turísticos para qualquer lugar do Brasil ou até do mundo. Normalmente, esses profissionais são afiliados a empresas ou compram franquias especializadas nessa área.

8. Contador

Os contadores podem prestar serviços para pessoas físicas e empresas, fazendo todo o controle de entrada e saída de dinheiro. Esse profissional também é responsável por analisar registros financeiros e traçar planos de investimentos, garantindo assim a melhor utilização dos recursos do cliente.

9. Fotógrafo e videomaker

Embora parte do trabalho de fotógrafos e cinegrafistas seja externa, é possível manter um escritório em casa para fazer a edição de fotos e vídeos. Esses profissionais devem ter bons equipamentos e talento para operar a câmera. Por isso, investir em cursos é essencial.

10. Youtuber

Não é uma das profissões mais convencionais, mas produzir vídeos para a internet já se tornou, sim, um trabalho. Aqueles que seguem esse caminho, porém, devem ter paciência, pois os resultados só começarão a aparecer quando o canal contar com uma audiência significativa.

Encontre agora seu novo emprego! Clique aqui e confira as vagas abertas hoje nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)