Como o trabalho voluntário pode ajudar na sua carreira Ícone de fechar Fechar

VIDA PROFISSIONAL

Como o trabalho voluntário pode ajudar na sua carreira

O trabalho voluntário pode ser uma alternativa valiosa para quem deseja aprimorar o currículo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O trabalho voluntário é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Mas o voluntariado também se torna uma alternativa interessante para quem deseja aprimorar o currículo e desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, gestão de tempo e organização, características importantes para a atividade profissional.

Na prática, o serviço de voluntariado representa extrair o melhor de cada colaborador, permitindo aumentar sua rede de contatos e suas chances profissionais. Todo conhecimento adquirido como voluntário é extremamente valioso e avaliado nos processos seletivos, pois colabora no desenvolvimento de diversas habilidades que o mercado atual tanto busca.

Portanto, conheça seis vantagens de participar de um trabalho voluntário para agregar conhecimentos ao seu currículo.

1. O voluntariado impulsiona sua carreira

Se você está começando uma nova carreira, o voluntariado pode ajudá-lo a obter experiência em sua área de interesse e conhecer as pessoas no campo de atuação.

2. Melhora sua networking

Qualquer trabalho que envolva pessoas tem capacidade de aumentar seu networking, ainda mais se a atividade for voluntária em que você lida com pessoas de diversas áreas e influências por um só objetivo ajudar o próximo.

3. Você ganha experiência dentro da área

Vários estudantes que ainda não têm capacidade de conseguir um estágio remunerado podem recorrer ao trabalho voluntário para se capacitar. Afinal, até mesmo alguns processos seletivos para primeiro emprego exigem experiências prévias. Sendo assim, busque projetos que estejam dentro da sua área de atuação.

4. Sai da zona de conforto

Sair do comum pode ser uma aventura para a maioria das pessoas. Basta conseguir enxergar as oportunidades que essa experiência é capaz de fornecer.

5. Você se torna mais flexível

Você aprende a lidar com outras pessoas em um ambiente semelhante ao profissional, sempre procurando estabelecer um bom ambiente de trabalho, aprende como suportar as adversidades que sempre aparecerão nas atividades desenvolvidas.

6. Tem um diferencial no currículo

As causas sociais são vistas com ótimos olhos pelo mercado, tanto que as empresas têm se engajado cada vez mais. Por isso, profissionais que contam com experiências como voluntários no currículo muitas vezes saem na frente.

Procurando um novo emprego? Clique aqui e confira as melhores oportunidades nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)