Especialização, MBA ou mestrado: qual a melhor opção?Ícone de fechar Fechar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Especialização, MBA ou mestrado: qual a melhor opção?

Há diferentes modalidades de pós-graduação para cada objetivo profissional


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Se aprofundar nos estudos depois de terminar o curso superior é um divisor de águas na trajetória de um profissional. Porém, a escolha de um curso pode não ser fácil. Na pós-graduação, por exemplo, existem os cursos de especialização, MBA e mestradoa.

As pós-graduações são divididas em duas grandes categorias. A primeira é a stricto sensu, que compreende os cursos de mestrado e doutorado. Esses cursos são mais indicados para pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica como pesquisadores ou docentes. Já o grupo das pós-graduações lato sensu corresponde às especializações mais voltadas para as atividades práticas da profissão.

As três modalidades são focadas em temas específicos dentro de uma área de atuação, mas cada uma atende profissionais em momentos diferentes de carreira. Tais as modalidades de cursos permitem avanços em pesquisas e desenvolvimentos, além do aprimoramento ou criação de novos produtos e serviços.

Há, porém, diferenças importantes entre elas. Por isso, confira como funciona cada curso e qual a melhor opção.

1. Especialização

Os cursos de especialização têm a finalidade de abranger as habilidades técnicas específicas de um determinado tema, abrindo espaço para uma atuação mais prática e condizentes às necessidades do mercado de trabalho. As especializações apresentam foco mais técnico e costumam ser mais acessíveis financeiramente. Também são mais flexíveis, com aulas uma ou duas vezes por semana. Normalmente, esses cursos têm duração em média de um ano.

A especialização pode fazer toda a diferença em sua carreira, podendo direcioná-la para onde desejar por meio do aprendizado de novas habilidades, focando em algo específico e abrindo grandes oportunidades para conquistar uma vaga.

2. MBA

Esse tipo de curso geralmente é voltado para empresários, executivos e gestores que estão em processo de ascensão profissional. A ideia dessa modalidade de curso é formar especialista em algum campo empresarial.

Os horários das aulas são flexíveis e divididos em um ou dois dias por semana, no caso de cursos presenciais. A maioria dos cursos de MBA exige uma monografia ou um projeto prático para a conclusão.

Esse pode ser um bom investimento para sua carreira, especialmente porque o mercado busca por profissionais cada vez mais capacitados e preparados para lidar com os desafios e oportunidades do universo corporativo.

3. Mestrado

É um curso mais aprofundado que visa ampliar o conhecimento em uma área especifica e de maior interesse acadêmico. O mestrado, porém, é destinados aos que desejam ser professores ou pesquisadores.

O curso tem duração em média de dois anos, período em que o aluno tem acompanhamento de um orientador.

O acadêmico poderá fazer o mestrado depois de ser avaliado, passando por provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevistas, apresentação de projeto de pesquisa e um programa de iniciação científica feito durante a graduação.

A conclusão do curso exige uma quantidade mínima de presença nas aulas obrigatórias e optativas. O trabalho final é submetido a uma banca examinadora e ao concluir o aluno recebe o seu diploma de mestre.

Portanto...

Se você pretende apenas reciclar seus conhecimentos, estudar um pouco mais uma determinada área e aplicar esses conhecimentos em sua carreira, o ideal é investir em uma especialização.

Mas, se sua opção é seguir carreira acadêmica para dar aulas no ensino superior ou atuar como pesquisador, o melhor é investir no mestrado.

Por fim, para aqueles querem se tornar empreendedores ou atuar em cargos de liderança e gestão no mundo corporativo, a melhor opção é investir em um MBA.

Encontre agora uma oportunidade de trabalho em Rio Preto ou na região. Clique aqui e confira as ofertas de hoje nos Classificados do Diário.

(Colaborou Alana Gabriela)