Como escolher referências profissionais para o currículoÍcone de fechar Fechar

EXPERIÊNCIAS

Como escolher referências profissionais para o currículo

É fundamental colocar telefones e e-mails atualizados no currículo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Um dos itens de mais relevantes em um currículo são as referências profissionais. As referências pessoais fornecem informações sobre sua personalidade e como você, provavelmente, se encaixaria na empresa em questão.

As referências profissionais atendem a uma demanda por aprofundamento das informações obtidas durante um processo seletivo. O objetivo da coleta dessas referências é um só: assegurar que o candidato referenciado é quem diz ser.

De forma geral, os empregadores pedem duas ou três contatos para candidato. É importante destacar que a referência deve ser inspirada nos requisitos solicitados pela vaga e identificadas com o nome, cargo e telefone de contato.

Confira as dicas que podem ajudar a escolher as melhores referências

1. Procure pessoas de respeito

Pense em quem gostaria de ter como referência e por quê. Escolha pessoas que possam falar bem do seu desempenho profissional e de sua capacidade de lidar com os colegas de trabalho de maneira clara e objetiva.

2. Escolha seu antigo chefe

Tente conseguir a referência de seu chefe anterior. É uma maneira muito eficiente de conseguir a atenção positiva de seu recrutador.

3. Avise suas referências

É fundamental avisar suas referências sobre a possibilidade de elas receberem uma ligação. A pessoa indicada como precisa estar ciente de que responderá perguntas sobre você.

4. Certifique os meios de contato

Forneça números de telefone e e-mails atualizados. Caso sua referência seja um ex-chefe, garanta que as informações de contato na empresa estejam atualizadas.

5. Evite referência familiares

É melhor que você escolha alguém que não seja um familiar, pois a opinião deles pode ser interpretada como tendenciosa.

Está procurando um emprego e não sabe como montar um currículo? Clique aqui e confira algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no mercado.

(Colaborou Alana Gabriela)