Vale a pena fazer uma pós-graduação?Ícone de fechar Fechar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Investir em sua formação profissional pode ajudar a conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Concluir o ensino superior e buscar avanços para conquistar novas oportunidades são alguns diferenciais na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. As empresas estão cada vez mais à procura de profissionais qualificados e especializados, aptos a suprir as necessidades do mercado.

A exigência para construir uma carreira sólida é tamanha que ter apenas uma formação superior já não é mais o suficiente. Por isso, muitos buscam continuar os estudos, investindo em segunda graduação ou uma pós-graduação.

Uma pesquisa da Catho Educação apontou que cursos como graduação e pós-graduação impactam diretamente no salário de um profissional. Para os profissionais considerados especialistas, os salários podem aumentar em média 47,4%, com ganhos de até R$ 11,826 de acordo com as suas qualificações.

Fazer uma pós-graduação, portanto, pode significar um salto na carreira, mas é importante lembrar que antes é preciso ter metas para que os estudos esteja ligados aos seus objetivos de carreira.

A pós-graduação é indicada para quem deseja se aperfeiçoar em sua área de atuação em no máximo dois anos. Confira a seguir como a pós-graduação pode aumentar suas oportunidades.

1. Você se torna um especialista

Ao concluir uma pós, você se torna especialista em uma área de atuação. Isso pode ajudá-lo a conquistar cargos que exigem conhecimentos específicos.

2. Obtém conhecimento de forma rápida e eficaz

A pós também pode ajudá-lo a ganhar conhecimento mais rápido sobre um assunto que você não estudou na graduação, além de se manter atualizado com as novidades da sua área e conseguir reciclar conhecimentos antigos.

3. Incrementa o currículo

Ao fazer uma pós-graduação, os recrutadores e avaliadores analisam se o candidato se empenha e busca por mais conhecimento e aperfeiçoamento.

4. Aprofunda seu networking

Durante a sua pós-graduação, você conhecerá muitas pessoas relevantes em sua área de atuação: professores, colegas de curso e palestrantes. Isso será ótimo para fazer networking.

5. Novas oportunidades

Com a pós-graduação, é possível encontrar excelentes oportunidades e ganhar mais pontos em concursos e processos seletivos. 

Está procurando vagas de trabalho? Clique aqui e confira os concursos abertos na região de Rio Preto.

(Colaborou Alana Gabriela)