Como utilizar brainstorming na sua empresaÍcone de fechar Fechar

ESTRATÉGIA

Como utilizar brainstorming na sua empresa

A estratégia é uma ótima opção para auxiliar na gestão de problemas da empresa


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Uma maneira de melhorar o desenvolvimento da sua empresa é o brainstorming, isto é, uma forma de estimular a equipe no ambiente corporativo, valorizando a participação dos funcionários em reuniões. O objetivo dessa estratégia é desenvolver ideias criativas para resolver problemas na organização.

Um brainstorming bem construído é uma técnica muito útil para agregar conhecimento aos participantes e auxiliar no potencial de cada indivíduo. Além disso, ao inserir o brainstorming como estratégia inspiradora para a sua empresa, líderes e gestores devem estar abertos a novas ideias e formulações.

Seu papel é de ser um facilitador e criador de um ambiente confortável para todos. Para isso, é importante lembrar que todo líder deve se atualizar e seguir algumas dicas para garantir a eficiência do procedimento.

Confira algumas dicas de como utilizar o brainstorming em sua empresa

1. Foque na quantidade

Quanto mais ideias, melhor. O brainstorming aceita que é possível encontrar qualidade dentro da quantidade.

2. Evite criticar

Ideias não devem ser criticadas durante a sessão de brainstorming. Como o objetivo é focar na quantidade e estimular todos os integrantes a participar, nenhum julgamento deve ser feito sobre as ideias propostas.

3. Aprecie ideias diferentes

É importante lembrar que o objetivo é coletar o maior número de ideias e identificar novas abordagens na solução do problemas. Ideias que fogem dos conceitos conhecidos ou esperados são bem-vindas.

4. Combine e melhore as ideias apresentadas

Um ponto importante do brainstorming é mostrar que é possível criar ideias inteiramente novas por associação, isto é, combinações de ideias já propostas.

5. Coloque em prática

O brainstorming é um momento de reflexão, interação e descobrimento. Mas é importante que as visões e ideias levantadas sejam transformadas em realidade ou ele se torna uma perda de tempo.

6. Mostre os resultados aos funcionários

O líder precisa mostrar para a sua equipe como os projetos realizados com base no brainstorming estão evoluindo. Essa prática é fundamental para motivá-la ainda mais na busca por melhores ideias.

(Colaborou Alana Gabriela)